5 maneiras para reduzir acidentes no ambiente de trabalho

Reducao de acidentes de Trabalho - Instituto SCCada vez mais a tecnologia vem se desenvolvendo e com ela o trabalho manual tem sido substituído por máquinas proporcionando ao empresário rapidez e eficiência na entrega das suas mercadorias, no entanto o aumento de acidentes é igualmente proporcional.

Muitas dessas máquinas são complexas exigindo que os trabalhadores tenham formação técnica e conhecimento prático. É responsabilidade da empresa oferecer treinamento para seus funcionários, assim como incentivá-los a buscar formação na área em que atua.

É fato que diariamente as pessoas trocam de emprego, essa mudança contribui para que os funcionários conheçam todos os setores da empresa, assim como diversos tipos de máquinas.

Para minimizar e reduzir os acidentes são necessárias algumas medidas, as quais devem ser de conhecimento de todos os funcionários, além de serem praticadas no cotidiano, são elas:

Conscientização

Sempre que um funcionário é contratado deve participar da integração de forma a conhecer o funcionamento da empresa, como são divididos os setores, quais os responsáveis em cada situação e assim por diante. A segurança do trabalho exige uma linguagem simples e de fácil compreensão para todos, assim será mais fácil manter os locais livres de acidentes.

Divulgação dos riscos

É necessário que os locais que ofereçam riscos estejam bem sinalizados com placas, avisos, mapa de risco, além de reuniões e comunicados transmitidos aos funcionários de maneira genérica. Os trabalhadores precisam conhecer os riscos aos quais estão propensos para poderem agir.

Divulgação de medidas preventivas

Cada atividade/setor oferece um tipo de risco, o que exige uma medida distinta. Então ao iniciar suas atividades o trabalhador deverá estar preparado para agir caso uma máquina pare, apresente defeitos ou ocorra algum acidente.

EPC's

Muitos dos acidentes acontecem porque os funcionários não fazem uso da proteção coletiva como instrui as normas. Equipamentos de proteção coletiva não impedem a ocorrência de acidentes, no entanto diminui a gravidade.

EPI's

Além da proteção coletiva há ainda proteção individual, como botas, luvas, capacete, protetor auricular, entre outros, tais equipamentos devem ser fornecidos pela empresa e trocados quando apresentarem defeito ou desgaste.

Todas essas medidas juntas cooperam para a redução de acidentes no ambiente de trabalho. Conhecimento e preparação deve fazer parte do dia a dia de todos os funcionários.

Se você ainda não possui certificação ou quer melhorar seu currículo, o ISC oferece diversos cursos em sua grade como NR 10, NR 17, NR 12, NR 33, NR 35, e CIPA, entre em contato conosco e solicite mais informações.