5 dicas de segurança para quem trabalha em postos de combustível

A NR 20 - Inflamáveis e Combustíveis é a Norma Regulamentadora que determina as condições de segurança e saúde necessárias para quem trabalha em postos de combustível ou qualquer outra área que manuseie tais substâncias. É extremamente importante a implantação de uma gestão de segurança que preveja os riscos e busque minimizar os acidentes de trabalho. Confira 5 dicas de segurança para quem trabalha em postos de combustível.

Quem trabalha em postos de combustível está sujeito a vários riscos devido a natureza inflamável dos produtos. Pode haver lesões, inalação e o mais grave explosões. Esse é um dos motivos pelos quais todo trabalhador precisa passar por treinamento e capacitação.

A NR 20 determina as condições de segurança em atividades envolvendo:

  • - líquidos inflamáveis;
  • - combustíveis;
  • - gás liquefeito de petróleo;
  • - outros gases inflamáveis.

Para trabalhar num posto de combustível é necessário fazer o curso de NR 20. Além da capacitação ela permite ao empregado compreender que está sujeito a determinados riscos e saber como reagir em situações de perigo.

Postos de combustível que atendam às orientações da NR 20 é seguro não apenas para os próprios funcionários mas também para os clientes que passam por ali diariamente.

Dicas de segurança em postos de combustível

Forneça treinamento aos funcionários

Antes de iniciar qualquer atividade é importante que o empregador saiba se o funcionário tem certificado/treinamento na NR 20 e demais NR's necessárias para quem trabalha em postos de combustível. Caso não tenha deverá orientá-lo a fazer. Assim como as demais NR's o empregado deve fazer reciclagem sempre que houver necessidade. 

Fiscalize o cumprimento da NR 20

Uma das situações mais encontradas pelos fiscais do Ministério do Trabalho é o não cumprimento da Nr 20. Seja em relação aos EPI's, a vestimenta, condições de higiene, etc. É necessário que o empregador esteja em constante fiscalização e faça cumprir as exigências de cada norma.

Realize exames periódicos

Devido ao risco de contaminação, inalação e exposição ao benzeno faz-se necessário a realização de exames periódicos como hemograma completo e contagem de plaquetas. Além dos já habituais como admissional e periódico, ou outros que forem determinados pelo médico responsável.

Forneça local para guardar vestimentas/uniformes

De acordo com as normas de segurança o uniforme do frentista não pode entrar em contato com suas roupas do dia a dia para não haver contaminação. Sendo assim, o empregador deverá orientá-lo sobre uso adequado, guarda e conservação dos EPI's e uniformes.

Higienize os uniformes constantemente

O empregado deve ser orientado sobre a higienização do seu uniforme. É importante que ele não leve as peças para casa afim de não contaminar outras roupas. O uniforme deve ser higienizado e guardado no armário até o próximo uso. Jamais ser misturado com peças comuns.

Com essas dicas será possível perceber o que está funcionando ou não no seu local de trabalho. Seu empregador fornece treinamentos? Você tem certificação da NR 20? Já vivenciou alguma situação de perigo trabalhando num posto? Compartilhe sua experiência!