5 benefícios da ginástica laboral na empresa

Ginastica Laboral - Higiene OcupacionalTodos os dias diversas pessoas se afastam do trabalho devido a lesões por esforço repetitivo, má postura, e pela falta de conhecimento no uso de máquinas e equipamentos. Esse mal estar leva as pessoas a pedirem demissão, querer trocar de emprego, ou se permanecem na empresa ocorre uma diminuição considerável da produtividade.

A ginástica laboral surge neste cenário como uma medida para melhorar a saúde ocupacional dos funcionários no ambiente organizacional. Ela atua de forma a conscientizá-los sobre como é importante manter a postura, praticar esses exercícios e de que forma essa melhoria influencia nos resultados de suas atividades.

Entre os muitos benefícios adquiridos com a ginástica laboral, podemos citar: interação entre os funcionários, diminuição do sedentarismo, redução do cansaço, prevenção de doenças laborais, e aumento da produtividade.

Interação entre os funcionários

Em muitas empresas, devido a grande carga de atividades a ser cumprida durante o dia muitos departamentos não trocam informações entre si, ou as pessoas não se conhecem, cada grupo de funcionários está focado somente em mostrar resultado e quando percebe o dia chegou ao fim. Com a ginástica laboral, muitas vezes há o deslocamento para outro ambiente, esse caminhar, conversar durante o trajeto, gera mais interação entre as pessoas, o que contribui para possíveis amizades.

Diminuição do sedentarismo

Geralmente pessoas que trabalham de segunda a sábado tem uma rotina muito corrida e não encontram tempo para se exercitar, muitas vezes chegam em casa esgotadas pelo trabalho e só pensam em descansar. A ginástica movimenta corpo, torna as pessoas mais ativas proporcionando melhor qualidade de vida.

Redução do cansaço

É fato que pessoas mais ativas fisicamente, que praticam exercícios regularmente, tendem a ficar menos cansadas. A ginástica laboral permite que o corpo descanse, essa pausa contribui para uma melhor qualidade de vida.

Prevenção de doenças laborais

Quando um funcionário fica o dia inteiro executando os mesmos movimentos, tende a sofrer com lesões por esforços repetitivos. A ginástica laboral  contribui para que ocorra pausas durante o dia, essas pausas auxiliam na prevenção de doenças causas pela realização da mesma atividade dia após dia.

Aumento da produtividade

A ginástica laboral faz com que as pessoas tirem o foco do trabalho durante o período de exercícios, faz com que pensem em outras coisas, faz com que descansem, e ao retornar às suas atividades, elas sejam mais produtivas.

É importante que as empresas desenvolvam a cultura de saúde ocupacional no ambiente de trabalho, pois os benefícios alcançados são maiores que o investimento. Você faz ginástica laboral em sua empresa? Se não tem, já pensou em sugerir à gerência?

O ISC trabalha para que a cultura de Segurança do Trabalho seja cada vez mais difundida entre as empresas. Tem interesse em algum curso em específico? Entre em contato conosco pelo site, e-mail ou chat.