Você sabe o que é Saúde Ocupacional?

A saúde ocupacional é um tema de relevante importância dentro das organizações, tanto públicas quanto privadas. Afinal, é ela quem garante a segurança e o bem-estar das pessoas no ambiente de trabalho através de uma série de medidas preventivas. Entenda no artigo a seguir.

Mas afinal, o que é saúde ocupacional?

A princípio, essa é uma área da medicina volta exclusivamente a cuidar da saúde e do bem-estar físico e mental do trabalhador durante a realização das suas atividades laborais. Seu principal objetivo é evitar doenças ocupacionais, bem como acidentes de trabalho.

Importância para as empresas

Além de oferecerem um ambiente de trabalho mais motivador e seguro aos seus funcionários, empresas que investem em saúde ocupacional também reduzem significativamente os seus custos e melhoram a sua produtividade.

Isso porque ao minimizarem os casos de doenças e acidentes do trabalho, diminuem os gastos com afastamentos e licenças, bem como com processos trabalhistas. Além disso, demonstram preocupação com os colaboradores, o que desperta neles o sentimento de valorização profissional. Isso, por sua vez, os torna mais motivados e produtivos, melhorando, inclusive, o clima organizacional.

Mas é claro que não é só isso. Ao investirem em cuidados preventivos as empresas também se mantêm dentro da lei, evitando multas e demais sanções penais decorrentes de fiscalizações trabalhistas. Assim, as organizações não somente conquistam o respeito dos colaboradores, mas também dos seus clientes. E isso é muito positivo, pois melhora o posicionamento delas no mercado em que atuam.

Principais ações da saúde ocupacional nas empresas

Embora se iniciem com o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), outras ações podem ser adotadas pelas empresas para garantir a saúde e o bem-estar do trabalhador, tais como:

  • Terapia com psicólogo;
  • Ginástica laboral;
  • Palestras com temas voltados à prevenção de doenças ocupacionais e cânceres;
  • Yoga e meditação;
  • Capacitação profissional periódica;
  • Incentivar a prática regular de atividades físicas, bem como a alimentação saudável;
  • Conscientização sobre ergonomia no trabalho e fiscalização quanto ao uso de EPIS e EPCs.

Vale a pena destacar que as ações da saúde ocupacional são fiscalizadas pela Secretaria do Trabalho do Governo Federal (antigo Ministério do Trabalho). Ainda, que fazem parte do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).

E por falar em PCMSO, saiba o que significa esse programa e quais são os exames obrigatórios exigidos pela CLT.