Uso e Importância de Equipamentos de Proteção

Equipamentos de protecaoA operação portuária como um todo, a manipulação de equipamentos e a manipulação de cargas em geral são atividades que possuem muitos riscos para as pessoas que trabalham nos navios e terminais portuários, razão pela qual é necessário o uso correto de EPI's. Dessa forma é possível minimizar os acidentes que ocorrem no ambiente de trabalho.

Os equipamentos de proteção individual foram desenvolvidos e destinados a proteger os funcionários dos riscos que não podem ser evitados nas áreas de trabalho, além de garantir sua integridade e segurança.

Os EPI's devem seguir as normas estabelecidas pelo INMETRO, obedecendo tamanho, tipo de material, resistência e formato ergonômico.  O funcionário precisa sentir-se seguro ao fazer uso desses equipamentos, além de possui conhecimento técnico para tal.

Tais equipamentos devem ser usados conforme o risco da atividade, seja pela altura, profundidade, presença de gases ou outras substâncias que ofereçam perigo, etc.

Uma luva por exemplo é um equipamento de proteção individual (EPI) projetado para proteger a mão ou parte dela. É possível cobrir parcial ou completamente o antebraço, em diversas atividades realizadas, como por exemplo os açougueiros. No ambiente de trabalho, as mãos do funcionário, como seu corpo inteiro, podem estar expostos a riscos devido às atividades realizadas, sendo assim é necessário evitar acidentes resultantes tanto da má utilização ou má escolha da luva em si.

Os equipamentos de proteção devem ser utilizados como parte de um programa geral de segurança, que envolva avaliação de risco, seleção de equipamentos, formação e educação dos colaboradores, além da limpeza e manutenção quando necessário.

Além dos EPI's, há também formas de proteção coletiva tais como:

- corrimões, passarelas e escadas;
- andaimes e redes antiácido;
- sistemas de ventilação.
- proteção barreiras acústicas.
- toldos contra a queda de objetos;
- extintores de incêndio;
- barreiras de proteção térmica;
- serviço de limpeza, etc.

Além do uso de equipamentos de segurança, é preciso que a empresa invista em treinamentos, formação, monitoramento e análise de risco, para que as áreas com incidência de acidentes possam ser melhoradas. Os funcionários por sua vez devem estar dispostos a participar dos treinamentos, e comunicar ao seu empregador sempre que algo não estiver de acordo com as normas de segurança.

O ISC é uma escola de formação que está preocupada em minimizar esses riscos e oferece em sua grade diversos cursos com foco em Segurança do Trabalho. Acesse nosso site e procure a opção que melhor se adéqua às suas necessidades.