Usar botas de segurança reduz risco de ferimentos em acidentes

Botas de protecaoSempre que um funcionário é contratado, a empresa deve fazê-lo passar pela integração, pelo treinamento inicial, além de explicar o funcionamento da organização. Entre as mais diversas orientações, está aquela sobre o uso de EPI's, os quais são obrigatórios para garantir a segurança e integridade física do trabalhador.


Entre os diversos equipamentos de segurança, estão as botas e/ou botinas, elas têm por objetivo proteger os pés contra quedas, cortes, lesões e qualquer outro dano causado por atividades sem proteção.


É comum muitos trabalhadores reclamarem do incômodo causado por um EPI específico, sejam as luvas que não permitem segurar objetos, protetor auricular que fazem pressão, roupas especiais para câmeras frias, no entanto eles precisam ser usados de maneira adequada.


Apesar dos EPI's serem distribuídos aos trabalhadores e a empresa exigir seu uso, muitas vezes eles são mal utilizados. Em algumas situações é possível perceber que os funcionários não trocam de roupa antes de ir pra casa, sendo assim, andam pela rua com botas e uniforme, o que pode causar desgaste, sujeira, contaminação por bactérias, etc.


O uso de EPI's deve ser restrido ao ambiente de trabalho, devendo ser descartado ou trocado sempre que necessário. A empresa deve orientar qual supervisor deve ser procurado caso os funcionários tenham dúvida com relação aos equipamentos de segurança ou sintam necessidade de substituí-los.


Conforme orientação da CLT toda falta merece punição, utilizar bota fora das atividades estabelecidas é considerado falta. As botas têm o papel de proteger os pés contra:


- queda de materiais, os quais podem esmagar ou quebrar os pés;  
- queda em pisos molhados;
- choques elétricos;
- queimaduras causadas por produtos químicos;
- acidentes causados por pregos, arames e cacos de vidros. 
- batidas em superfícies duras, tais como tábua, pedra, pilastra, etc.


Há diversos tipos de botas no mercado, sendo que cada modelo tem uma finalidade própria. 


É necessário que a empresa tenha todos os modelos disponíveis, para que o ambiente de trabalho seja mais eficiente e seguro para cada trabalhador. 


O ISC oferece em sua grade o curso de EPI que tem por objetivo capacitar funcionários que trabalham nas mais diversas áreas. Se você ainda não possui esse curso, ou pretende ampliar seus conhecimentos, entre em contato e saiba mais informações.