Saiba mais sobre Riscos Típicos no SEP e sua prevenção

NR10 SEPOs riscos típicos no SEP são vários, dentre eles temos: Indução eletromagnética, descarga atmosférica, proximidade e contato com partes energizadas, eletricidade estática, campo elétrico e magnético. 

O porque fazer - SEP?

Todas as partes das instalações elétricas devem ser projetadas e executadas de modo que seja possível prevenir, por meios seguros, os perigos de choque elétrico e todos os outros tipos de acidentes.

As partes de instalações elétricas a serem operadas devem ser ajustadas ou examinadas, devendo ser dispostas de modo a permitir um espaço suficiente para que seja possível ter um trabalho seguro. 

As partes das instalações elétricas, não cobertas por material isolante, na impossibilidade de se conservarem distâncias que se evitem contatos casuais, devem ser isolados por barreiras que ofereçam, de forma segura, resistência a esforços mecânicos usuais. 

Toda instalação ou peça condutora que não faça parte dos circuitos elétricos, mas que eventualmente possa ficar sob a tensão deve ser aterrada, desde que esteja em um local acessível a contatos. 

O porque fazer - SEP - Parte II?

As instalações elétricas quando a natureza do risco exigir e sempre que tecnicamente possível, devem ser providas de proteção complementar por meio de controle à distância, manual ou automático. 

Já as instalações elétricas que estejam em contato direto ou indireto com a água e que possam permitir fuga de corrente, devem ser projetadas e executadas, em especial quanto à blindagem, ao isolamento e ao aterramento. 

É importante deixar claro que as vestimentas de trabalho devem ser adequadas às atividades, devendo contemplar a condutibilidade, a inflamabilidade e as influências eletromagnéticas. Gostaria de acrescentar mais alguma informação relevante sobre o SEP no nosso post de hoje? Deixe seu comentário.