Saiba as últimas mudanças no eSocial e como afetam sua empresa

O eSocial é o novo programa do Governo Federal que tem por objetivo centralizar todas as informações administrativas, fiscais e contábeis das empresas num mesmo lugar. O Governo dividiu as empresas em quatro grupos estipulando prazo de implantação até 2020.

Diariamente o Governo publica modificações no sistema como criação de novas telas, prorrogação de prazo para envio de eventos, procedimento no caso de erros, além de oferecer videoaulas com informações importantes sobre o eSocial.

Abaixo é possível acompanhar as últimas atualizações. Continue lendo e saiba o que mudou no eSocial em 2019.

Nova página com histórico de melhorias e correções

Foi disponibilizada pela equipe técnica nova página no portal do eSocial com o histórico de versões do sistema, que traz as descrições das melhorias e correções implementadas. Desta forma, os desenvolvedores e usuários poderão se informar sobre as notas das versões e as datas de sua implantação, o que facilita o ajuste de seus próprios sistemas.

Comitê Gestor confirma mudança no prazo de envio de eventos

O Comitê Gestor do eSocial definiu que, durante o período de implantação do eSocial, o prazo de envio dos eventos que vencem no dia 07 do mês seguinte ao da competência informada, incluindo o fechamento de folha (S-1299), passará para o dia 15 de cada mês. A alteração já vale para os eventos relativos à competência maio/2019, que vencem em junho.

Empresas devem atualizar o CNAE conforme Instrução Normativa RFB 1.867/2019

A tabela de códigos CNAE utilizada pelo eSocial foi atualizada em janeiro/2019. O código CNAE a ser preenchido nos eventos de tabela de Estabelecimentos (S-1005) deve respeitar o Anexo I da Instrução Normativa RFB 971/2009, com as alterações da Instrução Normativa RFB 1867/2019. Essa orientação foi publicada no portal do eSocial 01/03/2019, na Nota Técnica 11/2019.

Consulta Obrigatoriedade ao eSocial e à DCTFWeb já está disponível

Já está disponível a ferramenta de consulta à obrigatoriedade ao eSocial e à DCTFWeb. Com essa ferramenta, o contribuinte pessoa jurídica pode consultar quando começa a obrigatoriedade do envio das informações ao eSocial para a sua empresa, bem como o mês de início da obrigatoriedade da transmissão da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais – DCTFWeb.

A implantação do eSocial já é realidade em muitas empresas porém uma minoria ainda sente dificuldade em trabalhar com um sistema complexo e cheio de detalhes. No artigo anterior compartilhamos algumas videoaulas sobre o assunto. Se você tem dúvidas assista aos vídeos.

Você sabe o que é eSocial? Já participou de algum treinamento? Se tiver alguma dúvida deixe seu comentário no final desse artigo.

Fonte: eSocial