Riscos do trabalho em espaços confinados: como controlar?

As diretrizes para o trabalho em espaços confinados são definidas pela NR 33. É essa norma regulamentadora que define os requisitos mínimos de identificação desses ambientes, bem como de avaliação e monitoramento dos riscos existentes. Assim, ela é um instrumento fundamental para garantir a saúde, a segurança e a integridade física de vários trabalhadores.

Mas afinal, o que é trabalho em espaços confinados?

De acordo com a NR 33, pode ser considerado um espaço confinado qualquer ambiente que não tenha sido projetado para ocupação humana contínua.

Entre as principais características desses espaços estão os meios limitados de entrada e saída, bem como ventilação inexistente ou insuficiente. Além disso, os espaços confinados também possuem baixa visibilidade e concentração de gases tóxicos.

Nesse sentido, podem ser considerados espaços confinados:

  • Caixas d’água;
  • Tubulações de água e esgoto;
  • Cisternas;
  • Silos;
  • Tanques;
  • Galerias.

Quais são os riscos do trabalho em espaços confinados?

Por serem ambientes com pouca ou nenhuma ventilação natural, a asfixia é o principal risco do trabalho em espaços confinados. Entretanto, além desse perigo existem outros, que de igual forma merecem a nossa consideração:

Soterramento

Tubulações e galerias são estruturas que geralmente ficam abaixo do solo. Elas fazem parte de atividades relacionadas à mineração, ao saneamento básico e à construção civil, por exemplo.

Intoxicação, incêndios e explosões

Conforme pontuamos anteriormente, uma das características dos espaços confinados é a alta concentração de gases tóxicos. Por isso, são ambientes favoráveis a incêndios e explosões.

Mas não só isso. Quando o trabalhador fica exposto muitas horas nesses ambientes ele também pode inalar esses gases e sofrer uma intoxicação.

Distúrbios fisiológicos e desidratação

Além dos riscos do trabalho em espaços confinados mencionados anteriormente, há também a exposição do trabalhador a altas temperaturas. Isto, por sua vez, causa desidratação, alterações no ritmo cardíaco, problemas de pele entre outras condições.

Como controlar os riscos do trabalho em espaços confinados?

Ainda segundo a NR 33, cada ambiente confinado oferece um risco diferente. Por isso, é preciso mapeá-lo conforme a atividade exercida para que se tomem as medidas de prevenção adequadas.

Uso de EPIs e EPCs

Após o mapeamento, há a determinação do uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva). Assim como em todos os outros setores, eles também devem ser disponibilizados gratuitamente pelo empregador. Entre os mais utilizados, podemos citar:

  • Luvas, botinas, cintos, capacetes e óculos de segurança;
  • Respiradores;
  • Lanternas;
  • Extintores de incêndio;
  • Capa antichamas;
  • Fita zebrada.

Gostou deste artigo? Deseja aprofundar os seus conhecimentos sobre espaços confinados e sobre outros temas relacionados a saúde e segurança do trabalho? Então acompanhe o nosso blog!