Riscos do trabalho com benzeno

Nem todo mundo sabe, mas o benzeno é um líquido incolor, que possui um aroma levemente adocicado e, além disso, é altamente inflamável, o que o torna extremamente perigoso à saúde humana.

Quando está em contato com o ar ele evapora rapidamente e pode ser liberado por meio de processos naturais (na natureza), como as queimaduras e até o vulcanismo. Entretanto, seu maior grau de liberação é proveniente das atividades humanas.

Sendo que é utilizado, por exemplo, em laboratórios químicos, como matéria-prima nas indústrias químicas, nas petroquímicas de refino de petróleo, assim como nas companhias siderúrgicas.

Podendo também ser encontrado na fumaça do cigarro, na fabricação de compostos como plásticos, borrachas, tintas, lubrificantes, detergentes, medicamentos, agrotóxicos e também na gasolina.
 

Veja os riscos

Pessoas que trabalham em indústrias químicas ou petroquímicas têm mais riscos de ficarem expostas ao benzeno. Além disso, a exposição pode ocorrer através do ambiente e do uso de alguns produtos.

Poucas pessoas sabem, mas esse líquido é altamente cancerígeno. Estudiosos afirmam que o trabalho com esse tipo de produto pode causar uma leucemia mielóide (tipo de leucemia que está ligada à má formação de células vermelhas da medula óssea) no trabalhador.

Além desse fator, é possível que a inalação de altas concentrações cause náusea, sonolência, tremores, batimentos cardíacos acelerados, dores de cabeça, confusão mental e inconsciência.

A ingestão pode causar os mesmos sintomas, porém dependendo da quantidade ingerida, o paciente pode vir a óbito. É importante lembrar-se de que a exposição por longo prazo pode resultar em depressão da medula óssea.

Como evitar o Benzeno?

Não deixe de utilizar o EPI de acordo com as regras da empresa, principalmente se você trabalha em indústrias químicas ou petroquímicas. Procure ficar longe da fumaça do cigarro, visto que contém muitas substâncias prejudiciais à saúde.
 
Busque consumir menos produtos industrializados como os refrigerantes, por exemplo. Prefira os sucos naturais, pois são ricos em vitaminas. Tente diminuir o tempo próximo aos veículos e postos de gasolina.

O benzeno pode aparecer em tintas, solventes, detergentes, lubrificantes, produtos alimentícios e agrotóxicos. Após acompanhar nosso post fica mais fácil se prevenir. Aproveite para compartilhar essas informações importantíssimas nas suas redes sociais.