Qual a importância do técnico em Segurança do Trabalho

De acordo com dados do Ministério do Trabalho o Brasil é o 4º país em número de acidentes. Anualmente são registradas mais de 500 mil ocorrências. Há setores mais perigosos do que outros no entanto todas as empresas precisam de um profissional da área de Segurança do Trabalho.

Conforme exigência do Ministério do Trabalho toda empresa que possui mais de 20 empregados em regime CLT deve ter CIPA constituída, ou seja, deve zelar pela segurança dos seus trabalhadores.

Além da CIPA é necessário que a empresa possua um Técnico em Segurança do Trabalho. O profissional pode atuar em organizações de qualquer ramo porém a quantidade é determinada pelo SESMT conforme NR 4.

Qual sua importância?

O técnico em Segurança do Trabalho estudou e se preparou para ter uma visão mais aguçada quanto aos riscos inerentes ao processo produtivo. Ele consegue avaliar o ambiente e dar feedback ao empregador informando riscos, sugerindo medidas preventivas, orientando quanto a procedimentos de segurança, além de avaliar os acidentes já ocorridos.

Quais suas responsabilidades?

Além das já citadas no item anterior o técnico em Segurança do Trabalho deve zelar pela saúde e segurança dos trabalhadores. Evitando que os mesmos sofram lesões ou acidentes graves. De que forma? Sugerindo palestras, folhetos informativos, murais, e outros recursos que atuem de forma eficiente nessa conscientização.

Quais os desafios encontrados?

Além de muitos trabalhadores ainda não terem consciência dos acidentes que podem ocorrer enquanto trabalham o técnico em Segurança do Trabalho enfrenta outro desafio. Os questionamentos do empregador. Muitas organizações ainda não veem a segurança como investimento a longo prazo.

Para desempenhar um bom trabalho e mostrar resultados satisfatórios o técnico em Segurança do Trabalho precisa ter autonomia para avaliar o ambiente e ao sugerir mudanças precisam ser aceitas e colocadas em prática. Por esse motivo é tão importante trabalhar com métricas.

As métricas permitem ao empregador ter ampla visão de como a empresa está evoluindo no quesito Segurança do Trabalho. Além disso, também é possível perceber a saúde organizacional e a confiança que os empregados depositam na empresa.

Reduzir o número de acidentes, promover mais segurança, é zelar pela qualidade do ambiente. Os trabalhadores sentem-se mais seguros e isso influencia diretamente na produtividade.

Na sua empresa há um técnico em Segurança do Trabalho? Há uma CIPA formada? Quais os meios de treinamento usados pelo empregador? Conte sua experiência ao final do artigo.