Qual a importância da Permissão de Trabalho?

De acordo com o anexo IV da NR 12, a Permissão de Trabalho é um documento escrito que contém a descrição do serviço que será executado por um determinado trabalhador, bem como o seu nome, função, data e local de realização. Contudo, identificar quem irá realizar um trabalho não é a única importância da Permissão de Trabalho. Saiba mais no artigo a seguir.

Mas afinal, qual a importância da Permissão de Trabalho?

Dada a importância da Permissão de Trabalho, o documento deve ser confeccionado em duas vias: uma para ser entregue no local do serviço e outra para ser arquivada pelo setor responsável pela segurança do trabalho na empresa.

Porém, ao contrário do que se imagina, a permissão de Trabalho (PT) não serve apenas para autorizar a entrada de um determinado profissional em um setor para realizar um serviço, seja ele de manutenção preventiva ou corretiva. Pelo contrário! Além dessa autorização, a PT também possui outras finalidades, a saber:

Funciona como um guia para a realização do serviço

A Permissão de Trabalho contém informações relevantes para a correta realização de um determinado serviço. Nesse sentido, ela tem como principal finalidade assegurar a saúde e a integridade física do trabalhador, reduzindo os riscos de possíveis acidentes.

Fornece orientações em casos de emergência

Além de orientar sobre a realização de cada etapa do trabalho, a Permissão de Trabalho oferece instruções para casos de emergência, sobretudo os que necessitem de resgate.

Como geralmente são usadas em indústrias, há a necessidade de prévia informação sobre o local de trabalho do acidente, como por exemplo, se há risco químico ou de explosão. Por isso, a importância da Permissão de Trabalho não deve ser negligenciada, principalmente nesses ambientes.

A importância da Permissão de Trabalho de acordo com as normas reguladoras

Várias NRs citam a Permissão de Trabalho como instrumento capaz de proteger a saúde e a vida dos trabalhadores, como a NR 33 e a NR 34, por exemplo. De uma forma geral, podemos dizer que a PT é necessária sempre que as atividades desempenhadas incluírem:

  • Trabalho em espaços confinados;
  • Atividades da construção civil que envolvam escavações, escoramentos, demolição, perfuração;
  • Trabalhos com solda e corte;
  • Trabalhos em altura;
  • Trabalho com produtos químicos, gases ou explosivos;
  • Trabalho em Alta Tensão.

Agora que você já conhece a importância da Permissão de Trabalho, já pode aprofundar os seus conhecimentos sobre o assunto. Para isso, acompanhe o nosso blog e mantenha-se bem informado sobre saúde e segurança do trabalho.