
A Ergonomia é responsável pelo estudo das condições de trabalho e como elas afetam o desempenho do trabalhador. Verifica também a relação do homem com máquinas ou equipamentos. Essa relação pode favorecer ou não seu desempenho.
O indivíduo passa grande parte do dia na empresa por esse motivo é necessário que o ambiente ofereça condições de saúde e segurança. A segurança tem influência direta na produtividade do funcionário. Quanto mais seguro ele se sente mais tranquilo ficará para desempenhar suas atividades.
Benefícios da Ergonomia
- * Preservação da saúde;
- * Melhora postural;
- * Prevenção de acidentes ou lesões;
- * Redução da rotatividade;
- * Redução do absenteísmo;
- * Aumento da produtividade;
- * Maior concentração e menos repetição do trabalho;
- * Redução de erros.
A implantação da Ergonomia é um investimento a longo prazo. Os métodos ergonômicos usados minimizam a rotatividade, possíveis indenizações, lesões e outras situações que geram custos para a empresa.
A ginástica laboral é uma das maneiras de implantar a Ergonomia nas empresas. Durante o período de 10/15 minutos o trabalhador poderá exercitar membros inferiores, superiores, tronco, cabeça e alinhar a postura.
A má postura ou não adequação a máquinas e equipamentos podem ocasionar lesões a longo prazo resultando em afastamentos e conforme a gravidade até indenizações se for comprovado foi decorrente do trabalho.
Uma das doenças dos últimos anos é o stress causado pela pressão e exigências do trabalho. Estudos mostram a importância de manter a saúde mental e como indivíduos saudáveis trabalham melhor. Além das condições de trabalho é importante que o empregador esteja disposto a ouvir sugestões/críticas para tornar o ambiente mais seguro.
Na empresa em que trabalha há ginástica laboral? Compartilhe sua experiência!