Quais são os procedimentos de Primeiros Socorros?

Os procedimentos de primeiros socorros são de grande importância, já que podem ajudar a salvar muitas vidas. A partir de uma ação rápida e eficiente, essas técnicas e métodos são usados em acidentes, imprevistos e qualquer situação onde uma pessoa corre risco de morte. Assim sendo, veja mais detalhes sobre este assunto a seguir.

O que são primeiros socorros?

Em uma emergência, os primeiros socorros fazem parte de um conjunto de medidas para tratar de problemas como ferimentos, queimaduras, machucados e outras situações que coloquem a vida de uma pessoa em perigo.

Quem pode fazer?

De acordo com a NR 7, por mais que qualquer pessoa possa prestar um atendimento inicial em caso de acidentes ou de ferimentos, os primeiros socorros precisam de alguém especializado para executá-los adequadamente. Nesse caso, é preciso contar com alguém como um socorrista, ou uma pessoa que tenha feito um curso específico.

Quais são os procedimentos de primeiros socorros?

Entre as várias técnicas e métodos que caracterizam os primeiros socorros, as mais utilizadas são:

Massagens cardíacas

A princípio, massagens cardíacas são movimentos de pressão no tórax de uma pessoa que esteja sofrendo de um ataque cardíaco. Deve ser realizado quando alguém tem dores no peito, dormência e acaba ficando inconsciente.

Manobra de Heimlich

Entre os procedimentos de primeiros socorros também se destaca a Manobra de Heimlich, muito utilizado diante de situações de engasgamento. Para tanto, é preciso abraçar a pessoa por trás na altura do umbigo e pressionar o diafragma até que ela cuspa o que está a engasgando.

Estancar sangramentos

Entretanto, em caso de cortes profundos, é preciso realizar a limpeza de feridas a estancar os sangramentos. Isso é feito pressionando o local com panos limpos por cerca de 20 minutos.

Tratamento para queimaduras

Enquanto isso, o tratamento de queimaduras, que inclusive também faz parte dos procedimentos de primeiros socorros, é realizado passando água corrente no local. Além disso, deve-se elevar a parte queimada do corpo acima do nível das outras para evitar inchaços.

Tratamento de fraturas

Já no caso do tratamento de fraturas, a lesão deve ser coberta com gaze, sem ser mexida. Além disso, é preciso imobilizar o local com talas e a ajuda médica deve ser imediata.

Desafogar

Por fim, temos o “desafogar”, que entre os procedimentos de primeiros socorros também ocupa o seu lugar de destaque. Afinal, ele é especialmente importante para quem se afogou e não está conseguindo respirar. Nesse caso, é preciso verificar se a pessoa está respirando, colocá-la de lado para não sufocar e fazer respiração boca a boca.

Os primeiros socorros são fundamentais para a saúde e a segurança em qualquer local. Por isso, não negligencie a importância destas práticas, inclusive dentro do ambiente de trabalho.

Confira também: quando e como emitir a CAT.