Quais os Riscos Ergonômicos em supermercados

Considerar os riscos ergonômicos em supermercados é fundamental para os profissionais que trabalham na área. Afinal, seja qual for a função ou o setor em que atua, o trabalhador precisa contar com as devidas condições de conforto e segurança para realizar as suas atividades.

Sobre a ergonomia no local de trabalho

Todas as questões relacionadas a ergonomia no ambiente de trabalho fazem parte da Norma Regulamentadora (NR) 17. Dessa forma, essa norma também regulamenta as condições mínimas de trabalho para profissionais que atuam nesses estabelecimentos comerciais, de acordo com os riscos ergonômicos em supermercados. Para isso, ela leva em consideração os seguintes aspectos, a saber:

  • Posto de trabalho;
  • Manipulação de mercadorias e levantamento de peso;
  • Postura inadequada;
  • Mobiliário e instalação de equipamentos de acordo com as normas ergonômicas;
  • Organização do trabalho entre outros.

Os riscos ergonômicos em supermercados

Compreender a quais riscos os operadores de supermercados estão expostos sem dúvida é a melhor forma de adotar medidas capazes de reduzir os impactos deles na saúde e no bem-estar desses profissionais. Nesse sentido, é preciso levar em conta uma série de fatores específicos, como por exemplo:

Esforço físico

Esse aspecto diz respeito a cargos como repositores e estoquistas, responsáveis por erguer, movimentar e descarregar mercadorias. De acordo com a NR 17, sempre que o peso da carga possa comprometer a saúde e a segurança do trabalhador, sua movimentação deve ser feita por maquinários específicos.

Postura inadequada

Já a postura inadequada é um dos riscos ergonômicos em supermercados que atinge quase todos os setores desses estabelecimentos, de operadores de checkout a estoquistas. Isso acontece porque nem sempre o arranjo físico facilita o trabalho dos operadores.

Estoquistas e repositores, por exemplo, devem contar com prateleiras e armários posicionados estrategicamente para que o armazenamento e a movimentação das mercadorias não ofereçam riscos à coluna. Enquanto isso, os operadores de caixa, que passam muitas horas sentados, precisam contar com mobiliários ergonômicos e organização favorável do espaço para a realização de suas atividades.

Riscos ergonômicos em supermercados por esforço repetitivo

Presente em várias áreas de atuação, a lesão por esforço repetitivo (LER) é uma doença ocupacional que afeta o sistema musculoesquelético. Ela é causada pela repetição de movimentos, como por exemplo, digitar, dirigir, embalar entre vários outros.

Conforme você pode perceber, a ergonomia em supermercados visa a promover o bem-estar físico e mental dos trabalhadores, aumentando o nível de satisfação deles com a empresa e consequentemente a produtividade de todos os setores. Quer se manter bem informado sobre saúde e segurança no trabalho? Então acompanhe o nosso blog para ter acesso mais conteúdos relevantes como esse.