
Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) estão ainda mais em alta devido à pandemia do COVID-19. Por isso, é importante saber exatamente quais são os melhores EPIs para evitar o contágio pelo novo coronavírus e como higienizá-los corretamente. Confira este artigo para entender melhor!
EPIs e coronavírus
Segundo o Ministério do Trabalho através da Norma Regulamentadora nº 6, os EPIs auxiliam a garantir a segurança do trabalhador. Embora eles sejam indicados para prevenir acidentes rotineiros de trabalho, os equipamentos de proteção individual também protegem o trabalhador em casos como a pandemia do COVID-19.
Além de proteger-se do contágio, ao utilizar um EPI o trabalhador também protege outras pessoas caso esteja contaminado e seja assintomático. Graças a esse cuidado, serviços essenciais podem continuar funcionando, como hospitais, postos de combustíveis, farmácias e mercados.
EPIs indispensáveis durante a pandemia do COVID-19
Os EPIs sempre estiveram presentes na vida do trabalhador, de forma a garantir a sua segurança e bem-estar. No entanto, durante a pandemia do COVID-19, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda os principais tipos de equipamentos de proteção individual, de acordo com a atividade profissional exercida e tipo de ambiente. São eles:
- • Óculos: lavagem é feita com sabão neutro e detergente e o uso é individual. Esponjas devem ser evitadas, usando apenas as mãos;
- • Capote e avental para profissionais da área da saúde: após sujos, devem ser descartados como resíduos infectantes;
- • Botas ou calçados de trabalho fechados: não utilizar o mesmo no trabalho e fora dele;
- • Máscaras: consideradas EPIs essenciais durante a pandemia do COVID-19. Podem ser descartáveis ou feitas de pano. Nesse último caso, devem ser utilizadas por até 2 horas e lavadas após;
- • Luvas: podem ser descartáveis ou de trabalho pesado (para os profissionais da limpeza). Nesse caso, deve-se limpá-las com água e sabão neutro e deixar secar ao natural.
- • Álcool em gel: para desinfectar e higienizar as mãos.
Agora que você já conhece quais são os EPIs indispensáveis durante a pandemia do COVID-19, que tal conhecer os EPIs necessários para o trabalho com eletricidade?