
De acordo com a OIT (Organização Internacional do Trabalho) acontecem cerca de 300 milhões de acidentes em todo o mundo por ano. Desses mais de 7.000 sofrem graves lesões e chegam a óbito. Esses números são baseados em acidentes registrados regularmente, porém é sabido que ocorrem muito mais. Em 2018 chega uma nova mudança a norma ISO 45001.
O objetivo dessa ISO é ajudar ainda mais as empresas na redução de lesões e doenças no ambiente de trabalho. Acidentes de trabalho são classificados em várias categorias. Aqueles que causam apenas lesões, outros causam doenças ocupacionais e aqueles que levam a morte do trabalhador.
A ISO 45001 espera mudar esse cenário, fornecer as partes interessadas orientações para melhorar a segurança dos trabalhadores em países de todo o mundo. Independente qual seja o setor essa norma visa melhorar as condições de trabalho fazendo com que todos se sintam mais seguros na execução de suas atividades.
Mudanças da ISO 45001
- - Estrutura do Anexo SL
- - Contexto da organização
- - Maior envolvimento da alta direção
Muitas empresas ainda têm dúvida com relação a implantação de medidas de segurança. Conforme determina a ISO 45001 tais medidas devem ser aplicadas em qualquer empresa independente de mercado, setor ou tamanho. Essa mudança visa reduzir os riscos no local, criar melhores condições de trabalho e oferecer um ambiente mais seguro para que os funcionários possam realizar suas atividades.
As empresas já certificadas na OHSAS 18001 terão três anos para cumprir a nova norma ISO 45001, embora a certificação de conformidade com a norma não seja um requisito da norma.
Benefícios da ISO 45001
- - demonstra responsabilidade pois compromete-se com um ambiente de trabalho seguro, saudável e sustentável;
- - é um sistema de saúde e segurança ocupacional que poderá ser aplicado a negócios de qualquer tamanho;
- - aumenta o valor da marca uma vez que ela foi proativa e atuou para reduzir os riscos e investir na melhoria contínua.
Medidas de Segurança são válidas para empresas de qualquer setor e/ou tamanho. Continue acompanhando nossas postagens para ficar por dentro das novidades da área de Segurança do Trabalho.