Proteções em máquinas e equipamentos (NR12)

Protecoes em MaquinasA NR12 tem como objetivo garantir que as máquinas e equipamentos sejam seguros para o uso do trabalhador. Sendo assim, essa NR exige informações completas sobre todo o ciclo de vida das máquinas e também dos equipamentos, incluindo transporte, utilização, manutenção e até mesmo sua eliminação quando acabar sua vida útil.
 

Tipos de proteção de máquinas e equipamentos

Os itens 1.3.5 a 1.3.8 desta Norma Regulamentadora dedicam-se à proteção de máquinas, levando em conta os riscos mecânicos, bem como quaisquer outros envolvidos. As proteções devem interferir o mínimo possível na manutenção, operação e limpeza das máquinas.

De modo geral, as proteções devem impedir o acesso às partes perigosas das máquinas. Existem inúmeros tipos de proteções, mas podemos citar aqui as fixas, enclausuradas ou à distância.

É importante lembrar que as proteções fixas só podem ser removidas com o uso de ferramentas adequadas para serviços de manutenção. Existe também outro tipo de proteção, que é aquela que interrompe a fonte de energia da máquina, mais conhecida como “proteção por intertravamento”.

O intertravamento pode ser mecânico, pneumático, elétrico ou hidráulico, ou uma combinação deles. Os intertravamentos não devem ser facilmente desativados.  

Importância das proteções

As proteções máquinas e equipamentos devem impedir que um trabalhador possa entrar em contato com o perigo. Isso inclui, pernas, braços e dedos. As aberturas das proteções das máquinas precisam ser pequenas, para que uma pessoa não consiga entrar em contato com qualquer perigo dentro da máquina.

Equipamentos ou máquinas em movimento são extremamente perigosos. Mesmo movendo-se lentamente os eixos podem pegar roupas, dedos, cabelos, e mãos dos trabalhadores, o que pode causar inúmeras lesões.

Mas com uma proteção adequada e sinalizações é possível lembrar os funcionários dos perigos ali existentes. Vale lembrar também que a NR12 exige a adoção de medidas apropriadas para trabalhadores portadores de deficiência envolvidos direta ou indiretamente com o trabalho. Continue acompanhando nossas postagens para ficar por dentro das novidades do setor.