Outubro rosa: qual o papel das empresas na luta contra o câncer?

A campanha Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos na década de 90 e rapidamente se espalhou pelo mundo. Anualmente a iniciativa destaca a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Embora seja o segundo tipo de câncer que mais acomete as mulheres, o câncer de mama é o que mais mata. Nesse sentido, a principal arma contra a doença é a informação. Afinal, quanto mais cedo é descoberto, maiores são as chances de cura.

Outubro Rosa e prevenção do câncer de mama

De acordo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) uma das formas de evitar o câncer de mama é adotar hábitos de vida mais saudáveis. Aliás, eles reduzem em até 30% as chances do surgimento da doença. Portanto, confira a seguir algumas medidas simples que você pode incluir no seu dia a dia como formas de prevenção:

  • Ter uma alimentação balanceada;
  • Praticar atividades físicas;
  • Evitar bebidas alcoólicas e tabagismo;
  • Reduzir o uso de anticoncepcionais.

Diagnóstico precoce

Além das medidas preventivas citadas anteriormente, o Outubro Rosa alerta para o diagnóstico precoce da doença. De acordo com o Ministério da Saúde, dois são os principais exames a serem realizados com essa finalidade, a saber:

  • Autoexame das mamas feito pela própria mulher;
  • Mamografia de rotina para mulheres sem sintomas ou sinais da doença entre 50 a 69 anos.

E qual é o papel das empresas na luta contra o câncer?

Uma pesquisa revelou que os brasileiros passam, em média, 1.737 horas no trabalho. Em outras palavras, isso significa dizer que 20% do tempo total de vida de uma pessoa é dedicada às atividades laborais.

E é justamente por esse motivo que a representatividade das empresas na campanha Outubro Rosa é tão importante. Além de estarem alinhadas com a saúde ocupacional, essa também é uma forma de levar a informação para o maior número de pessoas possível.

Mas não basta apenas informar: é preciso também construir mecanismos para que a conscientização sobre o câncer de mama possa ser colocada em prática. Nesse sentido, os gestores das empresas podem:

  • Promover palestras e debates sobre o câncer de mama, formas de prevenção e de diagnóstico precoce;
  • Distribuição de panfletos informativos;
  • Estimular a prática de atividades físicas na empresa, como alongamentos, yoga e ginástica laboral, por exemplo;
  • Criar um ambiente acolhedor para as colaboradoras que precisem se ausentar para consultas médicas preventivas e em casos de diagnósticos positivos da doença.

Quer outras ideias para engajar sua empresa e seus colaboradores na campanha Outubro Rosa? Então clique aqui e obtenha uma consultoria em saúde e medicina do trabalho personalizada para o seu negócio.