Outubro rosa: como engajar os funcionários nessa causa?

A cada ano a campanha do Outubro Rosa se torna mais necessária. Afinal, o número de casos de câncer de mama no Brasil é alarmante. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), em 2020 a estimativa é que surjam 66.280 casos novos no país.

Mas afinal, o que é Outubro Rosa?

Na verdade, o Outubro Rosa é um verdadeiro movimento internacional que tem como principal objetivo conscientizar a sociedade, principalmente as mulheres, sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Embora aqui no Brasil a campanha tenha ficado conhecida somente em 2002, foi em 1990 que ela surgiu em Nova York, com a primeira “corrida pela cura”. Na ocasião, o evento público criado pela Instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation tinha como objetivo arrecadar dinheiro para financiar pesquisas relacionadas à cura do câncer.

O fato é que o movimento Outubro Rosa ultrapassou as fronteiras dos Estados Unidos, chegando também a outros países. No Brasil, a iniciativa é apoiada por grandes empresas, como a Bayer, Nubank, B2W Digital, Globo entre várias outras. Além disso, desde 2010 a campanha conta ainda com a participação efetiva do Instituto Nacional do Câncer, o INCA.

Como engajar os funcionários com o Outubro Rosa?

Como você pode perceber, a participação de instituições públicas e privadas no Outubro Rosa é de extrema importância. Afinal, essa é uma ótima maneira de conscientizar o maior número de pessoas possível sobre a prevenção desse tipo de tumor, que é tão letal. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, por ano 627 mil mortes são causadas pela doença.

Mas, como engajar os funcionários da sua empresa na luta contra o câncer de mama? Para isso, ações simples podem fazer grande diferença. Confira a seguir:

  • Eventos informativos: promover palestras e encontros com médicos, pessoas que já enfrentaram a doença e demais autoridades no assunto;
  • Dia do check-up: oferecer um dia (ou parte dele) para que cada funcionário realize exames médicos preventivos como ultrassonografia e mamografia, por exemplo;
  • Campanhas de doação: a empresa também pode incentivar que seus funcionários colaborem com algum valor para instituições de pesquisa e ajuda a pacientes com câncer;
  • Incentivar a prática de exercícios físicos: é cientificamente comprovado que o sedentarismo e a obesidade são fatores de risco para várias doenças, incluindo o câncer;
  • Dia do rosa: nesse caso, a empresa deve determinar um dia “casual” para que todas as mulheres usem uma peça de roupa rosa;
  • Uso do símbolo da campanha: homens e mulheres fazem uso do lacinho cor de rosa durante todo o mês de outubro.

E aí, gostou das nossas dicas? Se sim, não perca a oportunidade de conhecer a campanha setembro amarelo e como a empresa tem grande impacto na vida dos funcionários.