Saiba o que é segurança do trabalho

Imagem de um EPI, tudo sobre seguranca do trabalho.O que é segurança do trabalho

Nessa matéria, vamos entender o que é segurança do trabalho e as ações relacionadas a ela.

Em 1978, o Ministério do Trabalho estabeleceu 36 normas regulamentadoras de segurança no trabalho com o intuito de garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores no exercício de suas funções, principalmente aquelas consideradas de risco.

Os principais fatores de risco ao trabalhador estão contidos no exercício de funções que impliquem na atuação direta ou indireta com os seguintes aspectos: energia elétrica, alturas superiores a 2 metros, espaços confinados, manuseio de substâncias tóxicas e perigosas, entre outros.

 

O conceito de segurança do trabalho

A definição de segurança do trabalho pode ser compreendida como um conjunto de medidas a serem adotadas com o objetivo de diminuir a incidência de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Esse é o conceito de segurança do trabalho.

O acidente de trabalho é aquele que ocorre durante a realização da função a serviço da empresa e resulta em lesão corporal ou redução da capacidade de trabalho. As doenças ocupacionais são condições que advêm do exercício repetido da função.

Tais medidas visam, também, garantir a integridade física e a capacidade de realizar as funções do trabalhador.


Tudo sobre segurança no trabalho

A segurança do trabalho está presente no ambiente corporativo de várias maneiras e abrange diversos aspectos sempre com o objetivo de ajustar o ambiente ao qual o trabalhador está exposto para garantir sua proteção.

Uma das principais áreas cobertas pela segurança no trabalho diz respeito à saúde ocupacional.

Nessa área a segurança de trabalho tem a finalidade de identificar, avaliar a gravidade e controlar as situações de risco, realizando os ajustes necessários para que o ambiente de trabalho seja o mais saudável possível.

 

Ações de segurança do trabalho

Para que o ambiente de trabalho ofereça as melhores condições de proteção e saúde aos seus colaboradores, é necessária a implantação de ações conjuntas (técnicas, administrativas e médicas), tais como:

  • O conhecimento total dos deveres por parte do empregador e do empregado que está contido nas normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho. Tanto empresa como empregado devem estar cientes de tudo sobre a segurança do trabalho.
  • Estudo e análise de todos os ambientes de trabalho para a identificação de riscos.
  • Análise para a determinação das principais causas de acidentes de trabalho e a eliminação das mesmas.
  • Treinamentos que visam a capacitação dos trabalhadores a exercerem funções consideradas de risco, bem como técnicas de controle e de salvamento (primeiros socorros).
  • Treinamentos de reciclagem e recapacitação.
  • Palestras e workshops com o objetivo de conscientizar o trabalhador sobre a importância de cumprir seus deveres para colaborar com a diminuição de acidentes de trabalhos.
  • Uso de equipamentos de proteção coletiva (EPC).
  • Uso de equipamentos de proteção individual (EPI).
  • PCMSO anual.
  • Avaliação periódica para a mensuração de resultados obtidos e para o eventual ajuste das medidas de segurança aplicadas.
  • Ações de medicina do trabalho e a verificação de avaliações psicológica dos trabalhadores.
  • Aplicação de medidas preventivas, como a ginástica laboral, ou até mesmo vacinação de acordo com o grau de risco da função.

Mesmo que uma empresa não tenha registro de acidentes, a importância de o que é segurança do trabalho deve ser mantida e as condições de trabalho dos colaboradores revistas e ajustadas com fins preventivos.