O que são EPCs (Equipamentos de proteção coletiva) e para que servem?

O que sao EPCs - Instituto SCDiversos seguimentos de mercado, como a indústria, o comércio, entre outros, possuem atividades que oferecem riscos aos seus trabalhadores, grande parte das tarefas exige que o trabalhador tenha formação técnica na área, certificado e experiência. Além disso, a empresa pode oferecer seus próprios treinamentos aos funcionários.

Entre as diversas medidas de segurança podemos citar os equipamentos de proteção coletiva, os quais têm por objetivo garantir a segurança de um grupo de trabalhadores quando na realização de seu trabalho.

Alguns exemplos de EPCs são: corrimão de escada, proteção para partes móveis de máquinas, plataforma de segurança usada para conter queda de materiais e pessoas na construção civil (o que tem causado grande número de acidentes nos últimos anos), pontes, etc.

Como o próprio nome diz são destinados à proteção coletiva, sendo assim protegem as pessoas de acidentes, além de garantir segurança e integridade física. Entre seus objetivos estão:

  • - evitar acidentes não somente com o trabalhador, mas com outras pessoas que estejam transitando pelo local, como por exemplo na calçada;
  • - reduzir os riscos de acidentes, analisar suas causas e adotar medidas para que eles possam ser evitados no futuro;
  • - quanto melhor as condições de trabalho, menor os riscos de acidente, o que contribui para maior produtividade e aproveitamento de máquinas e equipamentos.

Muitos trabalhadores resistem ao uso de EPIs e até alguns EPCs, defendem a ideia de que causam desconforto, no entanto, é preciso que a empresa invista numa cultura organizacional de segurança, a qual tenha objetivo de motivar e monitorar o uso durante o horário de trabalho.

Quando a empresa realiza campanhas de conscientização, treinamentos constantes, palestras, investe em equipamentos de boa qualidade, todas essas atitudes influenciam diretamente na redução de acidentes.

Para os profissionais que ainda não possuem formação na área de EPIs ou EPCs o ISC oferece esse curso em sua grade. Você empresário que busca curso de EPI para seus funcionários, entre em contato conosco e solicite mais informações. Nosso atendimento é feito por e-mail, 0800 e chat.