O que saber sobre incêndio com inflamáveis?

Mais importante do que saber apagar um fogo é saber preveni-lo. Por isso, a NR 20 estabelece as diretrizes para evitar incêndio com inflamáveis e líquidos combustíveis. Dessa forma, ela orienta sobre os requisitos mínimos para garantir a saúde e a segurança em atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação desses materiais. Confira mais sobre o assunto no artigo a seguir.

Termos importantes da NR 20

Antes de falarmos sobre as principais orientações da NR 20 para evitar incêndio com inflamáveis, é preciso conhecer alguns termos importantes. Eles vão facilitar o seu entendimento sobre a norma regulamentadora, veja a seguir:

Ponto de fulgor

Também conhecido como ponto de inflamação, é a temperatura mínima na qual os vapores liberados por um material combustível se inflamam em contato com uma fonte externa de calor.

Ponto de ignição

Já o ponto de ignição diz respeito à menor temperatura na qual os gases liberados pelos materiais combustíveis entram em combustão instantânea, ou seja, apenas em contato com um comburente, como o oxigênio, por exemplo.

Combustível

Qualquer substância (sólida, liquida ou gasosa) que quando entra em contato com um comburente como o oxigênio ou o cloro, por exemplo, produz gases, calor ou chamas. Seu ponto de fulgor se dá em temperaturas entre 70°C e 93,3°C.

Líquido inflamável

Já o material inflamável possui ponto de fulgor inferior a 70°C e pressão de vapor menor ou igual a 2,8kgf/cm² a 37,7°C. Por isso, é uma substância mais suscetível a pegar fogo.

Incêndio com inflamáveis: o que diz a NR 20 sobre o assunto?

A NR 20 oferece orientações para evitar incêndio com inflamáveis que podem ser aplicadas tanto em indústrias quanto em comércios. Suas principais pontuações são:

Classificação das instalações

As instalações são divididas em três classes distintas (I, II ou III), que levam em conta a atividade exercida, bem como a capacidade de armazenamento.

Capacitação profissional

Todo o trabalho de produção, transporte, manipulação e manuseio de materiais inflamáveis deve ser feito por profissional capacitado. Este, por sua vez, deve receber treinamento adequado custeado pelo empregador em seu horário de expediente.

Riscos a serem evitados

Para evitar incêndios com inflamáveis, alguns cuidados devem ser tomados:

  • É proibido fumar no ambiente destinado ao armazenamento desses materiais;
  • Isolar a área quando um produto inflamável estiver sendo transportado ou manipulado;
  • Armazenar os materiais em locais longe do calor, faíscas e chamas.

Além desses cuidados, é preciso que os materiais inflamáveis sejam armazenados em embalagens adequadas. Ainda, que o funcionário faça uso dos EPIs necessários.

E agora que você já conhece os principais pontos da NR 20 para evitar incêndio com inflamáveis, já pode colocá-los em prática na sua empresa. E caso precise de uma assessoria especializada em saúde e segurança do trabalho, entre em contato conosco.