O que saber sobre EPC (Equipamento de Proteção Coletiva)

Todos os anos ocorrem milhares de acidentes de trabalho as causas são as mais diversas. Em vista disso as NRs determinam as condições necessárias para preservar a saúde e segurança do trabalhador. O EPC - Equipamento de Proteção Coletiva é uma dessas exigências. Seu principal objetivo é tornar o ambiente mais seguro para o maior número possível de trabalhadores.

É importante ressaltar que EPIs e EPCs não evitam que acidentes ocorram eles servem para minimizar as consequências. Todo trabalhador precisa ter conhecimento dos equipamentos de proteção adotados pela empresa onde trabalha. É fato que muitos acidentes ocorrem pela falta de informação ou treinamento.

O que é EPC?

São equipamentos de proteção coletiva instalados pelo empregador para garantir a segurança dos trabalhadores enquanto realizam suas atividades. Esses equipamentos podem ser fixos ou móveis variam conforme a necessidade de cada ambiente.

Exemplo: guarda-corpo. Somente empresas que ofereçam risco de queda, atividades que envolvam trabalho em altura, e outras situações específicas precisam disponibilizá-lo para tornar o ambiente mais seguro.

EPC é obrigatório?

Sim. Todas as empresas precisam fornecer equipamentos de segurança coletiva aos seus trabalhadores. Caso aconteça uma vistoria e o fiscal perceba a ausência de EPC pode multar a empresa e na ocorrência de acidentes ela será responsabilizada.

É obrigação do empregador fornecer medidas de proteção coletivas. Caso contrário, o empregado pode fazer uma denúncia junto ao Ministério do Trabalho, ou informar a CIPA ou SESMT na própria empresa.

EPC e e-Social

Conforme orientado pelo Governo todos os EPIs e EPCs utilizados pela empresa devem ser informados ao sistema, no caso de EPIs deve constar também CA (Certificado de Aprovação) e validade. Tal medida serve para melhor gestão dos equipamentos e segurança do trabalhador.

Tipos de EPC

  • > Cavaletes
  • > Placas de Sinalização
  • > Fita de Sinalização
  • > Chuveiro Lava-olhos
  • > Sistema de Ventilação e Exaustão
  • > Proteção contra ruídos e vibrações
  • > Sistema de iluminação de emergência
  • > Kit de primeiros socorros

O trabalhador precisa sentir-se seguro para isso é importante que a empresa invista em treinamento, diálogo sobre segurança, fornecer EPIs e instalar EPC conforme o negócio exige.

Onde você trabalha a empresa disponibiliza EPIs? É possível trocá-los facilmente? Quanto ao EPC consegue perceber onde estão instalados? Já foi orientado quanto ao seu uso? Deixe um comentário ao final do artigo contando sua experiência.