Curso de Higiene OcupacionalHigiene ocupacional ou, como também é conhecida, higiene de trabalho, refere-se às providências que têm o objetivo de reconhecer, identificar, avaliar e controlar agentes ambientais que podem causar malefícios à saúde dos trabalhadores envolvidos naquele ambiente infectado e até mesmo à comunidade adjacente ao local de trabalho.

Alguns ambientes de trabalho são propícios para o desenvolvimento de micro-organismos extremamente infecciosos e perigosos que acabam por matar silenciosamente os trabalhadores que exercem suas funções ali.


Para que se tenha uma ideia da gravidade da situação, muitos agentes cancerígenos podem ser encontrados nos diversos ambientes de trabalho: arsênico, cádmio, benzeno, formaldeído, entre outros.

 

O perigo em números

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulga números assustadores todos os anos. De acordo com a OIT, os flagelos ocupacionais matam cerca de 2.3 milhões de pessoas.

Outro dado impressionante aponta que, todos os anos, surgem cerca de 160 milhões de novos casos de doenças ocupacionais.

Um motivo pelo qual esse número seja tão alto é que as empresas, os órgãos de saúde e até mesmo os próprios trabalhadores não estejam dando a devida importância à higiene ocupacional.
Esta, como caráter preventivo, tem papel fundamental na manutenção da segurança da saúde de todos os envolvidos.

 

A higiene ocupacional no Brasil e a formação dos higienistas ocupacionais

A higiene ocupacional como profissão só foi oficializada no Brasil em agosto de 2014 e, até o momento, não existem diretrizes oficiais quanto à formação deste profissional.
O aspecto da formação dos higienistas ocupacionais é de extrema importância, pois esse profissional deve ser capacitado a:

  • Prever todos os fatores de risco não só para a saúde dos trabalhadores, mas também para a comunidade adjacente ao local de trabalho e ao meio ambiente, que podem decorrer das atividades exercidas no local, a fim de tomar medidas preventivas.
  • Identificar os agentes infecciosos e analisar os fatores de risco que podem fazer parte do ambiente de trabalho e determinar o grau de exposição e entender os efeitos para a saúde dos trabalhadores.
  • Trabalhar no planejamento de medidas de prevenção e atuar ativamente no controle dos riscos por meio da criação de programas e campanhas preventivos. Substituir matérias primas tóxicas, usar tecnologias limpas, entre outros, são parte destas medidas.
  • Estender essas medidas à comunidade adjacente ao local de trabalho, promovendo a proteção do meio ambiente.

 

O Curso de Higiene Ocupacional

O curso de higiene ocupacional tem como objetivo capacitar o profissional de saúde e segurança no trabalho a reconhecer, identificar e avaliar os agentes físicos e químicos que possam prejudicar e causar malefícios à saúde dos trabalhadores, da comunidade onde o local de trabalho se situa e ao meio ambiente.
De acordo com as normas regulamentadoras criadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, os agentes infecciosos devem ser mensurados e analisados para que o risco à saúde do trabalhador seja identificado e controlado e/ou eliminado.
Os participantes do curso serão capacitados na metodologia do uso dos equipamentos para mensuração de risco, avaliação e interpretação dos resultados obtidos e a tomada de medidas para solucionar o problema.

O ISC sempre preocupado com a segurança do trabalho, aumenta sua grade de Cursos Online, oferecendo agora também o Curso de Higiene Ocupacional.

Você profissional ou empresa, entre em contato conosco pelo site, por e-mail ou 0800