
Em qualquer ambiente de trabalho, o correto armazenamento de materiais é imprescindível. Seus parâmetros são propostos pela NR 11, que define uma série de regras para fazer esse processo com segurança.
A NR 11 e o armazenamento de materiais
A legislação trabalhista prevista pela NR 11 diz respeito a uma série de medidas necessárias para realizar o armazenamento de materiais diversos. Além disso, a Norma Regulamentadora também define regras de transporte, movimentação e manuseio desses itens. Entre as suas diretrizes principais estão:
- A determinação de locais seguros e capazes de armazenar materiais diversos;
- O tipo de transporte para movimentar cargas e materiais pesados no local de trabalho;
- Critérios para operação de elevadores, guindastes e máquinas de transporte em geral;
- O armazenamento também deve respeitar riscos de combustão, vazamentos, ou qualquer outro fator prejudicial à saúde.
Você precisa ter em mente que o armazenamento de materiais, se não for realizado de forma correta, também traz riscos aos funcionários. Assim sendo, é fundamental se ater a importância desse processo, com atenção a alguns detalhes.
Elevadores de carga, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras
Tanto os poços dos elevadores quanto dos monta-cargas deverão ser cercados solidamente em suas alturas. A exceção nesse caso fica por conta das portas ou cancelas desses equipamentos.
Além disso, tais equipamentos devem ser fabricados com materiais resistentes, seguros e devem ser conservados em perfeitas condições de trabalho. Ainda, deve haver o respeito à capacidade de carga dos equipamentos destinados ao armazenamento e transporte de materiais, de forma a tornar a operação segura.
Cabos de aço, cordas, correntes, roldanas e ganchos
Tais acessórios também devem receber atenção especial. Nesse sentido, eles devem passar por inspeção periódica, principalmente antes de cada uso. Em caso de peças defeituosas, estas devem ser substituídas imediatamente.
Carros para transporte
Já as exigências para os carros de transporte variam conforme o seu tipo. Os manuais, por exemplo, devem possuir protetores das mãos. Além disso, o operador deve ainda receber treinamento oferecido pela empresa para lidar com tal equipamento.
No entanto, as recomendações para a operação de carros para transporte motorizado costumam ser diferentes. Para essa modalidade, há a necessidade de habilitação e identificação, como um crachá posicionado em lugar visível.
Transporte e armazenamento de materiais
Enquanto isso, o transporte e armazenamento de pilhas de sacos previsto pela NR 11 diz respeito tanto às atividades executadas em galpões quanto as atividades de carga e descarga de caminhões.
Enquanto no primeiro caso o transporte e armazenamento de carga deve ser feito com o uso de equipamentos motorizados, no segundo caso o trabalhador conta com o auxílio de um ajudante.
Já com relação às pilhas de sacos nos armazéns, estas devem se limitar ao nível de resistência do piso. Além disso, também devem se submeter à forma dos materiais, bem como resistências e tipos de embalagens.
Por fim, ainda devem possuir o tipo de amarração adequado e estarem em conformidade com a inclinação máxima permitida. Tais cuidados garantem a estabilidade do empilhamento e consequentemente a segurança dos profissionais que trabalham no ambiente.
Como você pode perceber, os requisitos para armazenamento de materiais estipulados pela NR 11 podem ser aplicados em diferentes ambientes de trabalho. Tanto em fábricas quanto em locais de construção, entre outros, suas diretrizes são necessárias. Afinal de contas, todos os seus processos garantem a integridade física dos funcionários.