Mulheres também usam EPI's

Desde antes a Revolução Industrial grande parte dos postos de trabalho eram ocupados por homens. Porém nos últimos anos as mulheres vêm lutando cada vez mais pelo seu espaço. Essa evolução permitiu trabalharem no chão de fábrica, linha de produção e diversas funções que exijam uso de EPI's. 

Por causa desse mercado dominado pelos homens grande parte dos equipamentos de proteção individual foram projetados para eles. No entanto, algumas empresas já começam a se preocupar com o público feminino e fabricar EPI's que se adequem às suas necessidades.

Mulheres x EPI's

De acordo com estudos realizados na Europa grande parte das entrevistadas respondeu sentir dificuldade em usar calçados, luvas, botas e até capacetes pois os tamanhos foram desenvolvidos pensando no público masculino.

Esse estudo descobriu também que apenas 14% dos fabricantes de EPI's ofereciam tamanhos diversos de protetor de ouvido, óculos e capacete para mulheres. 59% oferecem calçados de segurança para mulheres.

Homens x Mulheres diferenças

Homens e mulheres são diferentes fisiologicamente. Isso quer dizer que cada sexo possui suas próprias características. Sendo assim, é necessário que o fabricante desenvolva EPI's de acordo com as características femininas.

Quando a empresa não investe nesses EPI's específicos para mulheres corre o risco delas tentarem "adaptá-los" às suas características. Isso diminui a eficácia do equipamento. Algo comum nas organizações é que muitos trabalhadores colocam protetores de ouvido na cocha para lacear dessa forma acabam estragando o equipamento e diminuindo sua vida útil.

Cada vez mais mulheres trabalham na área de Segurança do Trabalho isso faz com elas saibam dos riscos, as necessidades e quais mudanças são necessárias para diminuir o número de acidentes entre as mulheres.

Na empresa em que trabalha há EPI's específico para mulheres? Há diálogo de segurança sobre esse tema? Deixe seu comentário e compartilhe essa matéria nas suas redes sociais.