Medidas para minimizar acidentes de trabalho

Como minimizar acidentes de trabalho - ISCTodas as empresas têm por obrigação disseminar a Segurança no ambiente de trabalho. Sendo assim, é preciso adotar medidas que contribuam para minimizar esses riscos. De todo o corpo, as mãos é a parte mais propensa a sofrer acidentes, pois elas são responsáveis pela maioria das atividades que realizamos no dia a dia.

É preciso cuidado, atenção, e disciplina para que as medidas alcancem seu objetivo. Para que as mãos estejam bem protegidas, é preciso alguns cuidados, eles deverão ser frequentes e fazer parte da rotina dos funcionários, tais como:

  • * Mulheres que trabalham com máquinas ou equipamentos, principalmente no chão de fábrica, deverão evitar o uso de anéis, pulseiras, relógio, aliança, qualquer adereço pode vir ocasionar acidentes, como cortes ou lesões.
  • * Diversas atividades necessitam de luvas, porém é preciso que para cada uma seja usada a luva adequada. No abate de carne, na indústria de automóveis, na fabricação de navios, cada função tem suas próprias características, o que exige diferente tipo de luva.
  • * A medida mais importante, senão uma das mais importantes, é a manutenção dos equipamentos de mão, a empresa deverá manter seus equipamentos sempre revisados e em perfeito estado de uso, caso seja verificado que não obedece às normas, deverá ser substituído.
  • * O kit de primeiros socorros é um item que deverá ser de conhecimento de todos os funcionários, sendo assim, todos deverão saber sua localização. Além é claro, de haver em todos os turnos pessoas aptas e com conhecimento técnico para prestar atendimento rápido caso haja algum incidente.
  • * As máquinas deverão ser adequadas de forma ergonômica ao maior número possível de funcionários, lembrando que, se o funcionário não tem segurança ao operar uma máquina, o risco de acidentes será ainda maior.
  • * É preciso também que mensalmente a CIPA esteja fazendo o levantamento dos acidentes mais recorrentes, e com base nessas informações, deverão ser adotadas medidas de prevenção.
  • * Os funcionários por sua vez, deverão colaborar informando à empresa os detalhes percebidos no dia a dia, e as dificuldades encontradas em cada setor.

Essas são algumas medidas que juntas poderão evitar ou minimizar acidentes no ambiente organizacional.

O ISC tem trabalhado de forma a oferecer uma grade maior de Cursos Online e Presencial, objetivando atender mais profissionais, e oferecer formação certificada.

Você profissional ou empresa, entre em contato conosco pelo site, por e-mail ou 0800.