Maio Amarelo: Belo Horizonte promove ações de alerta sobre o trânsito

O Maio Amarelo é uma das campanhas mais importantes do ano voltada à prevenção de acidentes de trânsito. Belo Horizonte, capital mineira, não fica de fora: entre as várias ações, há muitas formas de conscientizar a população sobre o alto índice de mortes e acidentes de menor gravidade no trânsito. Quem trabalha no trânsito, em especial, é o foco maior da campanha do mês.

Caminhoneiros, motoristas de ônibus ou de cargas em geral são um dos públicos que mais devem conhecer a campanha. Para eles, o trânsito não é apenas deslocamento: é fonte de renda. Por isso, as empresas precisam cuidar e preservar a saúde e bem-estar deles através dos treinamentos.

Neste artigo você vai conhecer boas práticas para tornar o Maio Amarelo uma campanha essencial na sua empresa!

O que é Maio Amarelo?

O Maio Amarelo surgiu como uma campanha para alertar a sociedade sobre o número de mortes relacionadas a acidentes de trânsito. Entre 2011 e 2019, cerca de 400.000 pessoas perderam a vida nesse tipo de acidente no Brasil. A faixa etária entre 15 e 29 anos é a que está entre o maior número de vítimas.

Portanto, a campanha é uma forma de chamar atenção para os riscos de acidentes e conscientizar sobre as formas de prevenção. Ou seja, aumentar o conhecimento da população sobre as formas seguras de se dirigir para preservar a sua vida e a de outras pessoas.

Ao longo do mês, várias ações são realizadas para mostrar como é possível agir com foco na prevenção. Desde palestras até treinamentos de primeiros-socorros são muito importantes para ajudar a divulgar o mês e as boas práticas de direção.

Maio Amarelo em Belo Horizonte

Muitas atividades podem ser realizadas durante o Maio Amarelo, e Belo Horizonte é uma prova disso. Nos tópicos a seguir você conhece alguns casos positivos que são exemplos de como divulgar a data entre os colaboradores de uma empresa!

Operação integrada

Uma grande força-tarefa entre vários órgãos é responsável por uma das principais ações do Maio Amarelo em Belo Horizonte. A operação reúne desde o Corpo de Bombeiro até a Polícia Civil, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal, entre outros órgãos.

Durante o mês, os profissionais das entidades vão visitar espaços públicos, restaurantes e bares levando mais informação à população e motociclistas. Haverá também uma blitz da Lei Seca e outras ações de promoção da campanha.

Palestras educacionais

Entre as ações da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte, está a realização de palestras em empresas de vários setores. Essa é uma forma de engajar a iniciativa privada no Maio Amarelo e levar informações importantes aos colaboradores.

As palestras são ótimas para levar a conscientização de maneira simples e didática. É possível apresentar dados que chamam atenção e incentivar para que os colaboradores repensem os seus hábitos no trânsito. Eles também poderão conhecer práticas comuns que aumentam o seu risco, como usar o celular ao dirigir e não parar no semáforo.

Campanhas internas para motoristas

Empresas como o Grupo Tora unem campanhas para o público com ações internas. Além de utilizar seus veículos para divulgar o Maio Amarelo na rua, o grupo também reforça os propósitos desse mês junto aos seus motoristas.

Algumas ações são os testes de etilômetros na empresa, além de abordar sobre a importância do respeito aos limites de velocidade. A informações sobre a sinalização em rodovias e o uso do cinto de segurança também são reforçadas. Outro tema é a importância de o motorista evitar dirigir cansado ou após consumir bebidas alcoólicas.

Cursos online

Além de palestras e outras ações como você viu acima, é importante que os motoristas sempre possam se atualizar. Afinal, há regras no trânsito que mudam ou são novas, não é verdade?

Algumas empresas de Belo Horizonte também aproveitam o Maio Amarelo para disponibilizar cursos voltados aos seus colaboradores. Eles recebem novas noções sobre segurança no trânsito e também sobre a sua responsabilidade no volante.

Por serem online, as aulas podem ser transmitidas em grupo ou até separadamente. É uma forma flexível e prática de divulgar a campanha e reforçar as boas práticas.

Material informativo

Mesmo quando a empresa não pode realizar cursos ou palestras, ainda há formas de levar a conscientização aos colaboradores. Distribuir materiais informativos sobre segurança no trânsito é um bom exemplo.

Desde folders até materiais digitais que podem ser compartilhados no WhatsApp ou por e-mail são muito úteis. Depois, você pode até promover uma confraternização presencial para os colaboradores finalizarem uma semana especial de informações relativas ao Maio Amarelo.

Portanto, há muitas formas de estimular e divulgar essa campanha. O importante é conhecer o Maio Amarelo e saber como levar a proposta a mais pessoas que lidam diariamente com o trânsito. Não sabe como elaborar a campanha?

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