INSS do MS divulga principais causas de afastamentos

INSSDe acordo com dados coletados pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foi possível perceber que grande parte dos afastamentos no Mato Grosso do Sul é decorrente de fraturas. Elas são causadas por lesões que prejudicam os movimentos do punho e da mão.

A NR-17 (Ergonomia) determina as condições necessárias para um ambiente de trabalho seguro e livre de riscos para o empregado. Porém o que ocorre muitas vezes é que as normas não são cumpridas acarretando acidentes e até mortes.

Em 2018 está acontecendo em todo o país a Canpat (Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho) seu objetivo é conscientizar ainda mais empresas e empregados sobre a importância de equipamentos de proteção individual e/ou coletivo, sinalização do canteiro de obras, ginástica laboral, diálogo de segurança, entre outros.

Durante a campanha serão confeccionados diversos materiais como cartazes, banners, folhetos e distribuídos entre os empregados. Além disso, o material estará disponível para consulta por meio digital.

Quando o assunto são lesões que prejudicam os movimentos das mãos/punhos é importante que o empregado participe ativamente da ginástica laboral, dos intervalos estipulados, e que as máquinas estejam configuradas de acordo com seu perfil.

Por isso é necessária análise ergonômica em cada setor, estudar a disposição das máquinas, se o empregado ficará sentado ou em pé, como ficará sua coluna durante a realização das atividades, etc.

Dos 6.446 acidentes registrados em CAT's (Comunicações de Acidentes de Trabalho), 786 foram causados por quedas de trabalho em altura. Outro ponto que merece atenção. Não apenas no MS mas em muitos estados brasileiros trabalho em altura é o grande responsável por lesões, fraturas e afastamentos.

Esses são os dados coletados pelo INSS porém o Ministério do Trabalho acredita que o número de acidentes é muito maior.

Há DDS (Diálogo de Segurança) na empresa em que trabalha? Você tem participado da Canpat? Conte-nos sua experiência. Compartilhe este post nas redes sociais!