Energia eólica supre de 30 a 50% do consumo no RN

Energia eolicaO Nordeste atualmente é o maior produtor de energia eólica do Brasil, sendo responsável por mais de 90% da produção total. De todos os parques construídos, somente 4 são no RS, o restante está dividido entre os estados de Pernambuco, Ceará, Piauí, Bahia e Rio Grande do Norte.

Em vista de outros países a produção de energia eólica no Brasil ainda está no início, porém muitos empresários visionários pensam em investir nessa área contando com a demanda de energia elétrica nos próximos anos.

A vários anos a produção de energia fornecida pelas hidrelétricas não suprem a necessidade do país, fazendo com que o governo recorra a outras fontes, como energias renováveis (eólica, solar, etc.). Conforme aumenta a demanda as empresas se veem obrigadas a recorrer a outras formas de abastecimento para manter a produção em andamento.

Conforme dados do governo a demanda de energia no Nordeste é suprida de 30 a 50% pela energia eólica, o que anima os empresários da área a continuarem os investimentos e construção de novos parques eólicos.

É importante que o governo continue incentivando e realize leilões para o fornecimento de energias renováveis, isso consiste num menor custo para o cliente final, geração de novos empregos, além de garantir uma maior produção de energia para suprir a crescente demanda.

Muitas regiões do Nordeste são conhecidas pela seca, fome e falta de recursos, sendo assim, a construção de parques eólicos surge nesse cenário como uma ferramenta para movimentar a economia de algumas regiões, mostrar seu potencial e torná-las mais competitivas.

Outro aspecto importante a ser analisado diz respeito ao meio ambiente, a partir do momento que as empresas decidem por outras formas de geração de energia, que não tenham grande impacto na natureza consequentemente estarão preservando-o.

Como em qualquer outra área de atuação é necessário que os profissionais que já atuam nesse mercado ou têm interesse precisam buscar formação técnica para realizar um trabalho com qualidade.  

Esse mercado envolve a NR 10, uso de EPI's, controle de ergonomia, e outros cursos fornecidos pelo ISC, melhore seu currículo, entre em contato e solicite mais informações.