Eletrobras Acre investe em segurança do trabalho

Dados do INSS informam que o Acre tem a 5ª maior média brasileira em mortes de acidentes de trabalho. Durante sete anos o Brasil registrou cerca de 5 milhões de vítimas, esse número só se compara ao das vítimas da Dengue, que foram cerca de 5,3 milhões no mesmo intervalo. Isso nos mostra o quanto é preciso investir em segurança do trabalho e adotar medidas para preservar a integridade do ser humano quando na realização de suas atividades.

Para diminuir essas ocorrências muitas empresas estão investindo em ações e oferecendo um ambiente mais seguro para seus colaboradores. Como exemplo dessa iniciativa temos a empresa Eletrobras, que percebeu a importância de conscientizar e prevenir mais acidentes.

Entre as medidas adotadas pela Eletrobras Acre está a caderneta de Análise Preliminar de Riscos (APR), a qual tem como objetivo lembrar aos funcionários sobre várias verificações que devem ser realizadas antes da execução do trabalho.

Essa caderneta é uma espécie de check list, dessa forma o funcionário verifica todos os itens e caso algo não esteja correto o empregador ou técnico de segurança deverá ser avisado.

Além da caderneta os funcionários também receberam orientações sobre a importância do uso dos equipamentos de segurança  e cumprimento das normas e procedimentos de segurança do trabalho para a preservação da integridade e da vida.

É importante que os funcionários criem o hábito de preencher esse check list todos os dias e se torne rotina, com essa pequena medida que envolve toda a empresa é possível analisar pontuais riscos de acidentes e assim prevenir.

Outra medida importante é o uso de equipamentos de proteção individual, mesmo que o funcionário tenha conhecimento sobre sua função, muita experiência, saiba os riscos que ela apresenta, é imprescindível que o uso de EPI's se torne hábito.

Além do trabalho diário dos técnicos de segurança e gestores da Eletrobras Distribuição Acre que atuam diretamente com os trabalhadores orientando e cobrando o uso dos equipamentos e normas, a Eletrobras também promove diversas ações para reduzir o número de acidentes de trabalho, entre elas está a realização da Semana Interna de Prevenção de acidentes do Trabalho - SIPAT.

Durante a Semana de Prevenção são realizadas palestras e atividades que tem como objetivo conscientizar os colaboradores quanto aos riscos que envolvem seu trabalho e a importância de ter uma postura saudável por meio de atividades físicas e uma boa alimentação.

A segurança no ambiente de trabalho depende de todos, sendo assim é preciso uma força tarefa que além de implantar medidas no dia a dia, é necessário que haja fiscalização e os resultados sejam mensurados, com um estudo mais profundo é possível detectar quais áreas necessitam de maior atenção, e assim atuar de forma mais eficaz.

O ISC oferece em sua grade a NR6 que tem como foco EPI - Equipamentos de Proteção Individual. Sua empresa investe em segurança? Seus funcionários seguem um check list e se comprometem para diminuir os acidentes? Acesse nosso site e saiba mais informações sobre como podemos auxiliar sua empresa para prevenir e diminuir acidentes de trabalho.