Direção defensiva: conheça as boas práticas para dirigir com segurança

Muito se fala sobre direção defensiva, mas você sabe qual é o seu conceito? De acordo com o DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), trata-se de um conjunto de boas práticas que os condutores devem aplicar para conduzir de forma segura os seus veículos.

Quer saber quais são essas ações que podem evitar riscos e acidentes no trânsito? Então acompanhe o artigo a seguir. Nele, você vai conhecer algumas dicas essenciais para proteger a sua vida, a de outros condutores e a de pedestres. Confira!

5 dicas de direção defensiva para conduzir com segurança

A direção defensiva é um instrumento que salva vidas, na medida em que orienta o condutor sobre as melhores decisões a serem tomadas no trânsito para evitar acidentes. É claro que a postura ao volante e a atenção aos fatores externos estão entre as principais dicas para dirigir com segurança, mas não são as únicas. A seguir você confere outras, não menos importantes:

Se beber, não dirija

Ingerir bebidas alcoólicas antes de dirigir compromete os seus reflexos, prejudica a sua visão e te dá mais confiança para ultrapassar os limites de velocidade, o que coloca em risco a sua vida e a de terceiros. Além disso, dirigir alcoolizado é ilegal.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, conduzir veículos sob efeito de bebidas alcoólicas é considerado infração gravíssima, que pode inclusive acarretar multas e suspensão do direito de dirigir. Dependendo do caso, o condutor pode ainda ser preso.

Faça periodicamente a manutenção do veículo

Outra dica de direção defensiva é fazer periodicamente a manutenção do veículo. Isso inclui, por exemplo, verificar o nível de óleo do motor, o estado de conservação dos pneus e se os faróis estão funcionando corretamente. Além disso, a manutenção preventiva também pode englobar cuidados como:

  • Checar se o veículo tem combustível suficiente para chegar ao seu destino;
  • Verificar se possui todos os itens de segurança, como triângulo de sinalização, chaves para a troca de pneus, estepe, macaco, entre outros.
  • Analisar se todos os cintos de segurança estão funcionando corretamente;
  • Caso tenha crianças, priorizar o uso de cadeirinhas e assentos apropriados;
  • Checar os freios e os limpadores de parabrisa.

Evite distrações no trânsito

Manter o foco e a concentração no trânsito também é de fundamental importância para chegar ao destino com total segurança. E esses fatores podem ser garantidos com ações bem simples, como não usar o celular enquanto estiver dirigindo, evitar dirigir com fones de ouvido ou trocar a estação da rádio enquanto o veículo estiver em movimento.

Da mesma forma, evite transportar animais de estimação soltos no veículo. Além de possíveis distrações, você evita machucar o seu melhor amigo, a si mesmo e aos outros passageiros em caso de uma frenagem brusca.

Direção defensiva para motociclistas

No caso dos motociclistas, as boas práticas de direção defensiva são ainda mais importantes. Afinal de contas, a motocicleta é um veículo que deixa o condutor mais suscetível a riscos e acidentes no trânsito, em sua grande maioria fatais. Por isso, colocar em prática alguns conselhos pode garantir uma viagem confortável e principalmente segura:

  • Mantenha uma distância segura do veículo que está na frente;
  • Cuidado com o ponto cego do retrovisor, sempre olhe para trás na hora de trocar de faixa;
  • Invista em uma antena corta linha para a moto;
  • Sempre use capacete de segurança;
  • Cuidado com as correntes de ar, pois podem desequilibrar o veículo.

Respeite os limites de velocidade

Segundo as leis de trânsito brasileiras, cada via urbana possui suas recomendações quanto aos limites de velocidade. Contudo, é preciso reduzir mais ainda a velocidade perto de hospitais, pontos de ônibus, escolas e locais com grande fluxo de pedestres.

Gostou de conhecer boas práticas de direção defensiva para chegar ao seu destino sem colocar a sua vida e a vida de outras pessoas em risco? Então continue acompanhando o nosso blog para receber outras dicas tão importantes quanto essas.