Diferenças entre trabalhador qualificado, habilitado e capacitado

QualificacaoUma das questões que pode causar equívoco para quem está envolvido com Segurança do Trabalho é identificar a diferença entre trabalhador qualificado, habilitado e capacitado. Essa dúvida é normal, porém seguindo a NR 10 é fácil identificar as diferenças entre cada uma das categorias. Vejamos os tipos de trabalhador.

O primeiro tipo de trabalhador que vamos conhecer é o qualificado. Ele possui comprovação de conclusão de um curso necessário para atuação naquela área específica. Ou seja, é um profissional graduado dentro da sua área de atuação por uma instituição reconhecida oficialmente. 

O segundo tipo de trabalhador é o habilitado. Além da comprovação de conclusão de curso da área, ele é legalmente habilitado a exercer a função devido ao seu registro no órgão competente. 

O terceiro tipo de trabalhador é o capacitado. Este é o trabalhador que recebe treinamento, acompanhamento e fica sob a responsabilidade de um trabalhador qualificado para que possa exercer sua função.     

Ou seja, em todas as áreas de atuação que exijam um trabalhador com habilidades específicas, essa Norma Regulamentadora define que ele deve ou ser qualificado para a função ou estar acompanhado de alguém qualificado. 

Além disso, existem outros pontos que precisam de atenção. Mesmo que o trabalhador seja qualificado e habilitado, ele também precisa estar ambientado. Mesmo que, por exemplo, um engenheiro experiente seja chamado para uma nova função ele precisa passar por um tempo de ambientação no novo local, para que após esse período possa exercer sua atividade normalmente. 

Outro ponto que também deve ser levado em consideração é se o trabalhador é habilitado pela empresa para exercer a função. Ou seja, não basta apenas ser qualificado, habilitado ou capacitado, ele deve ser autorizado. 

Para ser autorizado, alguns passos devem ser realizados, como: 

  • - Exames médicos;
  • - Treinamentos específicos da atividade;
  • - Treinamentos legais;
  • - Emissão de uma autorização (crachá que especifique os dados do funcionário e
  • as autorizações com os respectivos prazos de validade).

Com isso, o trabalhador poderá exercer normalmente suas atividades com segurança e eficiência.