Diálogo nas empresas ajuda prevenir diversas doenças

Ambiente de trabalho saudável é aquele que permite ao trabalhador realizar suas atividades de maneira eficiente, sem riscos à sua saúde e num clima de cooperação. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) a depressão é considerada a principal causa de afastamento do trabalho.

A depressão em si pode ser causada por diversos fatores: falta de diálogo, ambiente hostil, pressão, metas inalcansáveis, falta de envolvimento da gerência, ausência de relacionamento estreito entre os funcionários, entre outros.

A campanha janeiro branco tem como objetivo "instigar as pessoas a pensarem sobre Saúde Mental, sentidos de vida, propósitos existenciais, qualidade de relacionamentos, equilíbrio emocional e se são, ou não, verdadeiramente felizes".

Objetivos da campanha

  • 1. fazer com que esse mês leve pessoas e instituições ao redor do mundo a refletir, debater, conhecer, planejar e criar ações em prol da Saúde Mental;
  • 2. chamar atenção para os temas da Saúde Mental e Saúde Emocional na vida das pessoas;
  • 3. chamar atenção dos veículos de comunicação e demais mídias sobre a importância de promover a Saúde Mental e combater doenças emocionais;
  • 4. contribuir para a disseminação de uma "cultura de Saúde Mental" na qual sejam realizadas ações dentro das empresas e os trabalhadores tenham mais liberdade para expor seus sentimentos.

O ser humano não consegue dissociar suas emoções de acordo com o ambiente em que se encontra. Sendo assim, se algo o está incomodando afetará seu desempenho no trabalho. Por isso é importante cuidar das emoções e relacionamentos também no local de trabalho.

O diálogo nas empresas pode ajudar prevenir diversas doenças mentais. Os próprios funcionários podem ajudar prestando atenção no comportamento de seus companheiros. Podem perceber se diminuíram a produtividade, se está mais quieto, se não se relaciona como antes, se tem chegado atrasado, se não cuida mais da aparência, etc. Todos esses sinais podem indicar que algo não está indo bem. Neste momento é hora de buscar um profissional da área, comunicar à empresa para que sejam tomadas medidas de acordo com cada caso.

Quais procedimentos sua empresa adota em relação ao diálogo? Houve debate sobre esta campanha? Conte para nós fazendo um comentário no nosso post.