Curso de Segurança em Manipulação de Produtos Químicos Perigosos

Curso de Manipulacao de Produtos QuimicosDentre as atividades desenvolvidas por algumas empresas, está a manipulação de produtos químicos perigosos.

Esta atividade implica em riso ao trabalhador, portanto, para que possa exercer essa atividade de maneira a garantir sua integridade física e a segurança de todos os outros trabalhadores, o indivíduo contratado para isso terá de ser treinado e capacitado por meio de um curso.

O que são produtos químicos perigosos?

É considerada uma substância perigosa toda aquela que pode provocar danos à saúde das pessoas expostas a ela.

Os exemplos mais comuns de substâncias consideradas perigosas são:
• Produtos inflamáveis e/ou explosivos;
• Produtos tóxicos, asfixiantes e/ou nocivos;
• Produtos irritantes e/ou corrosivos;

As substâncias que apresentam riscos de toxicidade, poluição ou quaisquer outros danos também são consideradas perigosas.

Qual a finalidade do curso de segurança em manipulação de produtos químicos perigosos?

O Curso Básico de Segurança em Manipulação de Produtos Químicos foi criado com o intuito de atender a norma regulamentadora NR1 criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego para que empresas e colaboradores que lidam com tais produtos diariamente pudessem adotar medidas de segurança para a realização de seus trabalhos.
O curso é uma ferramenta para que os interessados possam ter acesso aos conhecimentos básicos para a prevenção de acidentes com essas substâncias perigosas.
Para isso, o curso básico de segurança para a manipulação desses produtos tem a carga-horária de 16 horas e é dividido em cinco módulos.
Nos módulos, serão abordados os seguintes temas:

• Segurança química (introdução e princípios básicos);
• O uso de EPI (equipamento de proteção individual);
• Programa de proteção respiratória;
• Como armazenar os produtos químicos de forma segura;
• Medidas de segurança para o trabalho seguro com os produtos químicos;
• Administração dos resíduos químicos.

Quem precisa fazer esse curso básico?

Esse curso é destinado às empresas e os trabalhadores que mantém contato (direta ou indiretamente) com produtos químicos ou outras substâncias consideradas perigosas de acordo com a descrição acima.
O curso deverá ser feito em uma instituição registrada no Ministério da Educação e Cultura e emitir certificados oficiais válidos em todo território nacional.

Considerações gerais sobre o manuseio de produtos químicos

É muito importante que os trabalhadores que vão exercer funções cujo manuseio de produtos químicos seja necessário conheçam esses agentes químicos; suas características, como agem e seus perigos.
Somente com o conhecimento será possível estabelecer medidas de segurança que vão garantir um ambiente de trabalho seguro e a integridade física do trabalhador em questão.
Por isso, os locais de manuseio devem sempre ser sinalizados com os modelos universais de indicação de segurança, como o Diamante de Rommel, para que todos saibam os perigos daquele local.

Os EPIs são de fundamental importância na prevenção de acidentes tóxicos, portanto, é dever da empresa fornecê-los e obrigação do trabalhador utilizá-los com a finalidade de manter sua integridade física preservada.
O kit dos EPIs para esses casos podem ser compostos de luvas de látex, óculos para proteção dos olhos, botinas, aventais e outras peças de vestuário impermeáveis e/ou inflamáveis, máscara de proteção, entre outros.