Como reduzir riscos no trabalho em altura?

O Trabalho em Altura é responsável por grande parte dos acidentes registrados anualmente de acordo com dados do Ministério do Trabalho. O risco é ainda maior quando trabalhadores não seguem o que é determinado pelas Normas Regulamentadoras. As quais orientam sobre procedimentos de segurança.

Para fins técnicos é considerado Trabalho em Altura todo aquele realizado acima de 2 (dois) metros acima do nível do chão. Fazem parte dessa categoria profissionais que trabalham com manutenção, limpeza, construção civil e outras atividades que exijam esse deslocamento.

Tendo como objetivo reduzir riscos de acidentes para quem trabalha nessa área trouxemos algumas ações preventivas. Acompanhe esse artigo e veja se essas práticas são comuns em sua empresa.

1. Capacitação dos trabalhadores

Ao ser admitido numa empresa o empregado precisa comprovar seus conhecimentos por meio de experiência e certificados. Com o passar do tempo, no entanto, muitos deixam a formação de lado e não buscam capacitação ou reciclagem NR 35. O que para muitos cargos é essencial. A empresa por sua vez deve fornecer treinamentos, palestras e orientações sempre o trabalho assim o exigir.

2. Equipamentos de segurança

De acordo com a NR 6 - Equipamento de Proteção Individual os EPIs devem ser fornecidos pela empresa sem nenhum custo ao trabalhador. Além de serem orientados quanto ao seu uso. O que ocorre, no entanto, é que muitos trabalhadores têm certa confiança na atividade que executam e pensam não precisar de EPIs. Esse pensamento gera esquecimento, perda, ou mesmo uso indevido como protetor de ouvido em volta da coxa provocando laceamento e perda de sua função.

3. Análise de riscos

Não basta apenas saber que determinada área é onde mais ocorrem acidentes. A empresa precisa ter um Técnico de Segurança, ou CIPA responsáveis por fazer esse levantamento e propor ações de melhoria. Mais importante do que saber o que está causando os acidentes é mudá-lo tornando-o mais seguro para os trabalhadores.

4. Sinalização

Pesquisas realizadas em algumas empresas permitiu descobrir que muitos trabalhadores não sabem o significado de diversas placas de sinalização, outros não sabem como proceder em casos de incêndio ou ainda onde ficam os kits de primeiros socorros. Por não fazerem parte da rotina do trabalhador é um assunto deixado de lado. No entanto, a empresa precisa além de investir na sinalização das áreas de risco orientar seus trabalhadores quanto a isso.

Essas são algumas medidas que se adotadas ajudam a reduzir os riscos na Construção Civil e outras áreas que envolvam Trabalho em Altura. A empresa precisa desenvolver ações continuamente sempre buscando orientar um maior número de trabalhadores e mensurar o número de acidentes. 

É importante que empregador e empregado percebam se tais ações estão tornando o ambiente mais seguro. E sempre adotar opções diferentes.

Na empresa em que trabalha há treinamentos? Ocorrem acidentes constantemente? Quais medidas são usadas pela empresa para evitá-los? Compartilhe sua experiência.