
Doença ocupacional é aquela causada por fatores relacionados ao ambiente de trabalho. A rotina exige dedicação e seguidas horas de trabalho. Movimentos repetitivos, barulho, mudança brusca de temperatura tudo isso afeta diretamente a saúde do trabalhador. Como prevenir tais doenças e tornar o ambiente mais saudável?
Esse é o grande desafio do empregador junto às equipes de Saúde e Segurança do Trabalho como o Técnico de Segurança, CIPA, Médico do trabalho e outros profissionais qualificados.
Assim como admissão/demissão a saúde dos trabalhadores gera certo custo para a empresa, em outras palavras trabalhador doente, de atestado, ou afastado configura grande despesa. Sendo assim, o empregador deve oferecer um ambiente saudável.
Principais doenças ocupacionais
- - LER (lesão por esforços repetitivos)
- - Dermatose ocupacional
- - DORTs (distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho)
- - Doenças da visão
- - Surdez temporária ou definitiva
- - Doenças ocupacionais psicossociais
Como prevenir doenças ocupacionais
- - Oferecer ginástica laboral
- - Incentivar a prática de exercícios
- - Monitorar e reforçar o uso de EPI
- - Realizar diálogos sobre segurança
- - Fomentar a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho)
Diversas funções são exaustivas e exigem do trabalhador esforços repetitivos como montagem de máquinas, linha de produção, call center e muitas outras. Para evitar lesões e acidentes de trabalho é preciso avaliar cada local. Após levantamento propor e/ou implementar melhorias. Os resultados obtidos devem ser mensurados periodicamente.
Cada doença ocupacional requer cuidados específicos. O Técnico de Segurança deve avaliar os perigos oferecidos por cada máquina, cada tarefa, orientando os trabalhadores como desempenhar sua função da forma mais segura possível.
A prevenção é um trabalho conjunto. É feita com base nos acidentes já ocorridos, na vivência diária dos trabalhadores e na análise do ambiente. Com todas essas informações é possível tornar a empresa mais segura.
Na sua empresa há eventos sobre Segurança do Trabalho? Qual a regularidade? Qual a frequência de acidentes? Deixe um comentário ao final desse artigo.