Como o trabalho noturno influencia a saúde

Nosso sistema biológico foi programado para estar "ligado" durante o dia e descansar à noite. Devido ao capitalismo, à Revolução Industrial e outros fatores muitas empresas dividiram o dia em turnos. Dessa forma muitos profissionais trabalham à noite e/ou de madrugada. Isso inflencia sua saúde.

A partir do momento que nosso organismo tem um ritmo próprio é preciso obedecê-lo. Respeitar horários de fome, sono, necessidades fisiológicas, etc. Quando não seguimos esse ritmo o corpo sinaliza em forma de dores, cãimbras, mal estar, enxaqueca, e outros sintomas que indicam que algo não está certo.

De acordo com matéria exibida pela BBC quando não respeitamos nosso organismo nossas células se tornam um caos pois elas perdem a referência de horários e começam a produzir substâncias desordenadamente.

Consequências do trabalho noturno

  • - sedentarismo;
  • - obesidade;
  • - diabetes;
  • - ataque do coração; 
  • - etc.

É muito comum que quem trabalha à noite durma durante o dia para descansar. O que acontece muitas vezes é que elas apenas dormem e se alimentam mas não se preocupam em praticar atividades físicas. Além de trabalhar num horário de maior risco à saúde essa situação se agrava pela falta de alongamento, exercícios e alimentação saudável.

Diversas pessoas optam pelo caminho mais fácil que são os fast food o que prejudica mais ainda a saúde. O organismo sofre com a produção de hormônios em horários diferentes, com alimentação de baixa qualidade, ausência de uma boa noite de sono, fatores que a longo prazo poderão desencadear num AVC ou doenças do gênero.

Se houver opção de trabalhar durante o dia será melhor. Se não, é importante fazer exames periódicos, monitorar o colesterol, optar por alimentos preparados em casa, praticar atividade física e tentar descansar.

Você trabalha à noite ou conhece alguém? Como é a rotina dessa pessoa? Conte-nos sua experiência e lembre-se de compartilhar esse post nas suas redes sociais.