Como lidar com o preconceito no ambiente de trabalho?

A sociedade vive um momento em que toda situação por menor que seja é motivo para desentendimentos e mal estar entre as pessoas principalmente quando o assunto é preconceito no ambiente de trabalho. Como então lidar com essa situação?

De acordo com pesquisa realizada recentemente duas em cada dez mulheres já sofreram preconceito no ambiente de trabalho simplesmente por serem mulheres. Muitos ainda nutrem aquele pensamento que o lugar delas é dentro de casa cozinha, lavando roupa e cuidando dos filhos.

Tal pensamento é contraditório uma vez que a sociedade evoluiu tanto em diversas áreas mas permanece com ideologias conservadoras. Muitas empresas ainda preferem contratar homens para diversas vagas por uma série de motivos como gravidez, amamentação, período menstrual, menopausa, etc. Situações as quais os homens estão isentos.

Posicionamento da empresa

A empresa deve se mostrar aberta para ouvir o que as funcionárias têm a dizer e compartilhar as situações vividas diariamente. É importante ter empatia diante desses relatos.

Cultura de igualdade

Mesmo que os funcionários vivam uma outra realidade fora da empresa é importante que todos saibam que enquanto profissionais devem tratar todos como iguais e com respeito.

Relato de ocorrência

Muitos funcionários por receio ou constrangimento não se sentem seguros para compartilhar situações que presenciaram ou das quais foram vítimas. Para contornar a empresa pode adotar caixinha de ocorrências semelhante à caixa de sugestões. Esse pode ser o primeiro passo para lidar com essa situação.

As empresas são formadas por pessoas cada qual vindo do seu mundo, com suas experiências de vida, seus traumas, vivências, ideologias e maneira singular de lidar com cada situação.

Por isso é importante haver diálogo sobre o tema e deixar claro que a empresa não admite que suas funcionárias sofram ou promovam preconceito enquanto funcionárias.