
O Governo vem desenvolvendo junto com outros órgãos o eSocial ferramenta na qual serão registradas as principais informações sobre a empresa no que diz respeito a Saúde e Segurança do Trabalho. A partir desse ano é obrigatório inserir no sistema todos os dados referentes aos EPI's.
A empresa precisa criar um código para cada EPI, informar a descrição e o número do Certificado de Aprovação. É importante lembrar que todo equipamento de proteção deve ser aprovado por órgão competente garantindo assim a segurança do trabalhador.
Deve-se inserir informações sobre os ambientes, fatores de risco aos quais o trabalhador está exposto e se há existência ou não de EPI's.
No eSocial é possível localizar diversos eventos entre eles:
S-1065 - Tabela de Equipamentos de Proteção
S-2240 - Condições Ambientais do Trabalho - Fatores de Risco
Informações a serem registradas
- - Eficácia das medidas de proteção;
- - Hierarquia das medidas de proteção;
- - Controle de uso/fiscalização de EPI;
- - Validade do CA dos EPI’s;
- - Periodicidade de troca dos EPI’s;
- - Higienização dos EPI’s;
- - Manutenção dos EPI’s.
A Segurança do Trabalho exige medidas de prevenção que devem ser mensuradas periodicamente. Os dados registrados no eSocial precisam estar de acordo com a realidade. O uso de EPI's não evita acidentes mas auxilia na prevenção.
Os Programas de Segurança como PPRA, PCMSO, entre outros devem ser informados no evento S-1005. Para mais informações sobre o eSocial continue acompanhando nossos posts.