Como fazer APR - Análise Preliminar de Risco

APRCom a evolução da tecnologia e substituição da mão de obra humana por máquinas, é cada dia mais comum ocorrer acidentes no ambiente organizacional. Essa situação exige que a empresa tome algumas providências, tais como proporcionar melhores treinamentos para os funcionários, conscientização sobre riscos de acidentes, sinalização, monitoramento, etc.

Uma das maneiras de evitar acidentes é analisar cada setor de forma individual e verificar quais possíveis riscos. Isso é possível com a APR - Análise Preliminar de Risco, que tem como objetivo verificar todas as fases de um determinado trabalho descobrindo quais riscos e qual a forma mais eficaz de evitar acidentes.

Para iniciar a APR pode-se utilizar como base as informações levantadas no PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, ou outros programas de segurança já adotados pela empresa, essa investigação auxilia de maneira mais pontual, permitindo um relatório mais eficiente.

A APR - Análise Preliminar de Risco deve ser feita com base no preenchimento de alguns dados, entre eles:

  • -Nome dos responsáveis pela aplicação e/ou implementação da APR;
  • -A data em que a APR será executada;
  • -Nome da empresa onde será realizada;
  • -Descrição das tarefas que serão executadas;
  • -Listagem de forma detalhada de todos os riscos encontrados, quanto mais detalhes melhor será o resultado final da APR;
  • -Definição de todos os EPI's necessários para cada etapa de trabalho, assim como a obrigatoriedade específica de cada um;
  • -Descrição detalhada de todas as máquinas e equipamentos que serão usados durante as tarefas, assim como os riscos que oferecem;
  • -Quais normas deverão ser seguidas em cada etapa e o porque, de maneira que os funcionários tenham conhecimento e estejam preparados;
  • -É importante também que seja descrito todas as etapas do trabalho, assim como seus riscos; etc.

Cada informação é igualmente importante e precisa de atenção quando se tem por objetivo preservar a integridade e segurança do trabalhador. É necessário que independente do número de funcionários ou ramo de atividade a empresa defina equipe responsável pelo desenvolvimento da APR.

Um dos fatores mais importantes quando se implementa um Programa de Segurança é a definição de prazo para executá-lo, assim como avaliar os resultados obtidos.

O ISC oferece diversos cursos em Segurança do Trabalho, cursos à distância e presencial. Se você quer melhorar seu currículo ou iniciar uma nova carreira, entre em nosso site e saiba mais detalhes.