Como a higiene está ligada à segurança do trabalho?

Higiene Ocupacional Instituto SCUm ambiente adequado para o ser humano consiste em que tenha algumas características especiais, tais como limpeza, organização, processos bem definidos, entre outras. A higiene no trabalho tem por objetivo a prevenção dos riscos associados ao ambiente de trabalho.

O conceito principal de saúde conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde) nos mostra que o ser humano precisa apresentar completo bem-estar físico, mental e social e não apenas ausência de doenças. Isso quer dizer que somente pelo fato de não estar doente, não implica necessariamente que esteja são.

Sendo assim, é possível que o ambiente de trabalho seja capaz de gerar doenças ou perturbações funcionais, de acordo com o local de trabalho ou tempo em que foi realizada determinada função. O que pode gerar redução na capacidade produtiva do funcionário.

O ambiente físico pode colaborar para a saúde e segurança da seguinte forma:

* A iluminação precisa estar distribuída de forma suficiente, constante e uniforme;
* A ventilação precisa permitir a circulação do ar de forma a não acumular gases;
* A temperatura precisa estar adequada, evitando assim umidade, ou variações bruscas;
* Os ruídos, sendo eles contínuos, intermitentes ou variáveis não podem ultrapassar os 85 decibéis.

Com relação às pessoas:

* Os relacionamentos precisam ser produtivos e cordiais, levando ambos os lados ao crescimento e desenvolvimento;
* As atividades desempenhadas precisam desafiar o colaborador, para que ele se sinta motivado para trabalhar;
* A liderança da empresa precisa permitir abertura para diálogos de forma que o colaborador tenha liberdade em compartilhar suas ideias;
* Trabalhar de forma a criar um ambiente ameno sem risco de stress.

Com relação às máquinas:

* As máquinas precisam estar ajustadas de acordo com cada funcionário, de maneira a evitar possíveis lesões;
* Em trabalhos muito pesados deve-se procurar inserir ferramentas que reduzam o esforço físico, evitando dores na lombar, nos braços, etc.;
* As mesas devem estar ajustadas de acordo, de maneira a oferecer descanso para os pés, apoio para os cotovelos, além de cadeira onde possa manter as costas ereta.

É fato que essas pequenas mudanças podem colaborar para a diminuição de riscos no ambiente de trabalho, como também os gastos financeiros com indenizações, afastamento por doenças, custo com seguro, rotatividade de pessoal, baixa produtividade, entre outros.

O ISC trabalha de forma a oferecer aos seus clientes os mais diversos cursos na área de Segurança do Trabalho, com o objetivo de minimizar os riscos e acidentes que ocorrem na execução de qualquer atividade. Ofereça treinamentos aos seus funcionários, esta ação irá proporcionar além de segurança, um ambiente mais agradável e livre de acidentes.