A responsabilidade do RH na Segurança do Trabalho

Cursos Online - Instituto SCGrande maioria das pessoas tem em mente que o departamento de RH é responsável apenas pela contratação dos funcionários, porém sua responsabilidade vai muito além disso. O Recursos Humanos enquanto parte fundamental da empresa tem entre suas atribuições guiar os colaboradores de forma que se possa extrair o melhor de cada um, e com isso alcançar os objetivos estipulados pela gerência da empresa.

O RH deverá se empenhar na contratação de bons profissionais da área de Segurança do Trabalho, os quais devem ter conhecimento técnico e prático e possam contribuir na disseminação da cultura de segurança em todos os setores da empresa.

Essa disseminação pode ser iniciada pelo mapeamento de todos os setores, estudo de cada área, e análise de quais locais estão mais propensos a ocorrência de acidentes. Esse mapa serve para informar aos setores competentes os riscos mais frequentes, as máquinas que apresentam mais perigo, e medidas de prevenção.

Dentre as diversas responsabilidades designadas ao departamento de RH, está contribuir para a diminuição do risco de acidentes, afastamentos e mortes no ambiente de trabalho. Essa contribuição deverá ser feita por meio da implantação dos programas PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais).

O RH deverá acompanhar e monitorar o ambiente de trabalho oferecido aos funcionários, e garantir que cada setor obedeça as normas de segurança, além de supervisionar e promover treinamentos frequentes.

É importante que o RH esteja empenhado em realizar processos seletivos eficientes, a qualidade e competência dos funcionários contratados terão influência direta no desenvolvimento e aplicação de medidas de segurança.

É fato que funcionários mais conscientes tendem a desenvolver melhor suas atividades, fazendo uso das informações recebidas, tais como: uso de EPI's, noções de primeiros socorros, uso adequado de cada máquina ou equipamento, utilização de roupas adequadas para cada função, etc.

O RH precisa ter uma relação estreita com os demais departamentos, além é claro, conhecer os projetos e estudos desenvolvidos pela CIPA, Técnico de Segurança, e demais envolvidos na Segurança e integridade do funcionário enquanto no ambiente de trabalho, e assim auxiliar os funcionários na aprendizagem.

O objetivo em comum de todos na Empresa deverá ser sempre a saúde, qualidade de vida, e diminuição dos riscos de acidentes.

A sua empresa possui o setor de RH?
Eles colaboram para a segurança no ambiente em que você trabalha?

O ISC tem como objetivo oferecer diversos cursos na área de Segurança do Trabalho, e possui em sua grade de Cursos Online, os cursos de CIPA, NR 17 - Ergonomia, se você está iniciando neste área, ou quer se tornar um profissional certificado, entre em contato através do nosso site, e-mail ou pelo 0800  932 0000 R. 0045.