A importância da sinalização de segurança em tubulações

Cores da TubulacoesA NR 26 - Sinalização de Segurança, tem por objetivo fixar as cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas, identificando as canalizações empregadas nas indústrias para a condução de líquidos e gases e advertindo contra riscos.

A sinalização é um dos aspectos mais importantes no ambiente de trabalho, ela proporciona maior conhecimento acerca das áreas passíveis de acidentes. A empresa precisa oferecer um ambiente seguro, livre de riscos, e bem sinalizado para seus funcionários.

É importante mencionar que a sinalização é feita através de cores, sendo assim, cada uma delas tem um significado distinto, como por exemplo: vermelho, amarelo, branco, preto, verde, laranja, cinza, entre outras. É preciso cuidado ao estudar as cores e não confundi-las.

O uso das cores é necessário para que as pessoas possam identificar de forma rápida se há ou não risco em um determinado local. Porém é preciso ter cautela em seu uso, e não acabar provocando poluição visual e dificultar a compreensão de todos.

Para que todas as áreas da empresa sejam devidamente sinalizadas, é necessário que haja primeiro um reconhecimento de cada departamento e quais riscos oferecem, como por exemplo: escorregões, quedas, fraturas, lesões, exposição ou vazamento de gases, etc. Outro detalhe importante é determinar um padrão de cores, além de harmonioso, o ambiente não deve causar dúvida ao funcionário.

A classificação de risco por cores também se aplica a tubulações, identificando os diferentes tipos de gases e líquidos que são transportados. Elas devem ser devidamente pintadas conforme abaixo:

Preto - inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade;
Alumínio - inflamáveis e combustíveis de baixa viscosidade;
Creme - produtos intermediários ou pesados;
Amarelo - gases não liquefeitos;
Cinza claro - vácuo;
Cinza escuro - eletrodutos;
Lilás - álcalis/lixívias;
Laranja - ácido;
Verde - água potável;
Vermelho - vapor saturado (materiais destinados a combate a incêndios);
Azul - produtos sob pressão (ar comprimido);
Branco - vapor, etc.

Cores das Tubulacoes

Esses são alguns exemplos de cores usadas e seu significado, empresas como a Google, BRfoods, Seara, JBS, Walmart, Amazon, investem na padronização de cores visando garantir a segurança de seus funcionários.

Além de manter o padrão de cores, as empresas investem também em treinamento e disseminação da cultura de segurança e integridade física entre seus funcionários. Importante destacar que todo esse investimento retorna em forma de indicadores, como por exemplo: diminuição da rotatividade, absenteísmo, afastamentos, e consequentemente redução no número de acidentes.

Cores tubulacoes google

Sua empresa está em conformidade com a NR 26? Seus funcionários possuem treinamento e conhecimento prático nesta NR? Entre em contato com o ISC e solicite mais informações acerca deste curso, teremos prazer em atendê-lo. Além desse, o ISC oferece diversos cursos que podem atender suas necessidades. Entre em contato através de nosso site, 0800 ou por e-mail.