A importância da formação técnica e conhecimento da NR 11

Pontes Rolantes Instituto SCA NR 11 tem como tema Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais, desta forma, estabelece as medidas de segurança necessárias para os trabalhos que envolvem desde transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais, seja por meio de máquinas ou de forma manual.

Como a maioria das NRs esta também foi criada devido ao crescente número de acidentes e afastamento dos trabalhadores. Outro fator que tem cooperado é o aumento de máquinas que realizam essas atividades, o que exige maior qualificação, porém muitas vezes os funcionários carecem de treinamentos, desconhecem como proceder em situações de risco, ou como realizar manutenção preventiva.

Em elevadores, guindastes ou máquinas usadas para transportar, são necessários alguns cuidados, entre eles:

- Os poços de elevadores e monta-cargas deverão ser cercados, solidamente, em toda sua altura, exceto as portas ou cancelas necessárias nos pavimentos;

- Quando a cabina do elevador não estiver ao nível do pavimento, a abertura deverá estar protegida por corrimão ou outros dispositivos convenientes;

- Os equipamentos utilizados na movimentação de materiais, tais como ascensores, elevadores de carga, guindastes, monta-cargas, pontes rolantes, talhas, empilhadeiras, guinchos, esteiras-rolantes, transportadores de diferentes tipos, serão calculados e construídos de maneira que ofereçam as necessárias garantias de resistência e segurança e conservados em perfeitas condições de trabalho;

- Nos equipamentos de transporte, com força motriz própria, o operador deverá receber um treinamento específico, dado pela empresa, que o habilitará nessa função;

- Os operadores de equipamentos de transporte motorizado deverão ser habilitados e só poderão dirigir se, durante o horário de trabalho, portarem um cartão de identificação, com o nome e fotografia, em lugar visível;

- Os equipamentos de transporte motorizados deverão possuir sinal de advertência sonora (buzina).

Os equipamentos de içamento podem ser classificados como: talhas manuais e elétricas, pontes-rolantes, guindaste de cavalete, de torre, de cabeça de martelo, lança horizontal e móvel sobre rodas ou esteiras. Em relação aos transportadores, os principais são: de rolete, de correia, de rosca sem fim e de caneca.

As operações envolvendo estes equipamentos representam um risco adicional no local de trabalho. É importante que a operação de içamento seja coordenada com o resto do trabalho e que seja dada especial atenção à possibilidade de queda de objetos.

Os trabalhos que envolvam gruas e guindastes móveis elevados sempre serão executados sob a supervisão de uma pessoa qualificada e experiente. É importante incluir, no treinamento, os procedimentos de sinalização para movimentação de cargas: subir, baixar, deslocar a ponte, deslocar o carro, parar, mover levemente, parada de emergência, entre outras.

É importante salientar que as máquinas devem ser usadas somente para fins de trabalho, e que deve ser evitada qualquer outra atividade que fuja do objetivo principal. Muitos acidentes ocorrem por funcionários que carregam mais materiais do que a máquina suporta, guiam pelo pátio sem prestar atenção no tráfego de funcionários, não realizam manutenção adequada, e há alguns casos de funcionários que usam as máquinas para iniciar brincadeiras no ambiente de trabalho, o que é inadmissível.

A NR 11 precisa ser colocada em prática independente do porte da empresa, pois o objetivo principal é a integridade e segurança do trabalhador. Por outro lado, a empresa deverá investir tempo e estudo para descobrir e sanar alguns gargalos que possam surgir no decorrer desse estudo. Um ambiente seguro certamente coopera para uma maior produtividade.

A sua empresa atua nessa área? Seus funcionários têm formação técnica? O ISC oferece diversos cursos, entre eles o Curso NR 11 - Segurança na Operação de Pontes Rolantes. Entre em contato e solicite um orçamento sem compromisso e mais informações.