5 dicas de Direção Defensiva para melhorar o trânsito

Grande parte dos acidentes ocorrem devido imprudência do condutor. É percebido que muitos deles poderiam ser evitados se houvesse mais atenção. A Direção Defensiva orienta condutores e pedestres sobre como manter o trânsito mais seguro. Faz parte do treinamento na autoescola no entanto muitos deixam de praticá-la após receber a CNH.

A segurança no trânsito depende de vários fatores entre eles a Direção Defensiva. Ela auxilia na prevenção de acidentes e cobrança de multas. Não basta apenas conhecer as boas práticas é preciso segui-las constantemente.

O que é Direção Defensiva?

De acordo com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) direção defensiva “é a forma de dirigir, que permite a você reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com você, com seus acompanhantes, com o seu veículo e com os outros usuários da via”.

Seja na cidade ou na estrada o trânsito sempre oferece riscos. Dirigir de forma defensiva é ter atenção às placas, ao semáforo, aos outros carros, à estrada, enfim, ter uma visão ampla de tudo o que está acontecendo.

Maio amarelo é uma forma de conscientizar a população sobre os acidentes no trânsito. Ele é focado na prevenção de acidentes, porém o cuidado ao dirigir deve estar presente diariamente durante o ano todo. 

Dicas de Direção Defensiva

  • * Cinto de segurança (mesmo que a distância seja pequena oriente todos os passageiros usar o cinto);
  • * Crianças menores de 10 anos devem sentar no banco traseiro (bebês devem ser levados no bebê-conforto);
  • * Aquaplanagem (evite frear bruscamente ou aumentar a velocidade principalmente se estiver chovendo muito);
  • * Distrações (evite conversar, comer ou atender o celular enquanto dirige);
  • * Sinalização (principalmente nas estradas onde o fluxo de veículos é maior deve-se prestar atenção a todas as placas o obedecê-las);
  • * Cansaço (evite dirgir cansado, com sono, ou horas seguidas sem pausa);
  • * Manutenção (revise periodicamente seu veículo troque óleo, pneus, verifique o motor certifique-se que está em perfeitas condições de uso);
  • * Distância (uma das primeiras lições na autoescola é sobre manter uma distância segura do carro da frente isso é necessário para ter tempo de reação caso ocorra algum incidente).

A Direção Defensiva é importante para a segurança no trânsito. Seguindo essas orientações é possível diminuir o número de acidentes e até mortes. Você tem CNH e precisa atualizar seus conhecimentos? O ISC oferece o curso de Direção Defensiva online. Quer mais detalhes? Entre em contato e solicite mais informações.