5 cuidados básicos para diminuir LER/DORT

LER ou DORTÉ cada vez mais comum os casos de trabalhadores que sofrem com LER (Lesões por esforços repetitivos) ou DORT (Distúrbios Osteo musculares Relacionados ao Trabalho). Quanto maior as metas a serem alcançadas, quanto maior os desafios, as exigências do dia a dia, mais difícil é para o trabalhador manter uma rotina saudável, sem stress, e livre de desgaste físico e emocional.

Nas grandes cidades principalmente em que o trabalhador se vê obrigado a usar várias conduções para chegar à empresa, ele precisa acordar mais cedo para cumprir o horário. A jornada de trabalho é intensa e muitas vezes segue de segunda à sábado, quando não domingo também.

O que acontece muitas vezes é que as pessoas entram em "modo automático" e param de escutar e sentir o próprio corpo, só cuidando da saúde em casos extremos, quando surge úlcera, câncer ou qualquer outra enfermidade que o faça se afastar de suas funções.

É importante que as pessoas percebam a necessidade de ter uma vida equilibrada, reservando tempo descanso, aperfeiçoar seus conhecimentos, estar com a família, e claro cuidar da saúde. Uma vida mais equilibrada proporciona ao trabalhador mais clareza, concentração e atenção em todas as tarefas que irá realizar ao longo do dia.

Além desses cuidados fora da empresa o indivíduo pode e deve perceber situações na empresa que estejam colaborando para um mau desempenho, mudar seus hábitos ou características do ambiente que está como escritório, chão de fábrica, comércio, etc.

5 cuidados para diminuir LER

  • * Realizar pausas durante o horário de trabalho;
  • * Manter postura ereta de acordo com a função exercida;
  • * Praticar ginástica laboral se oferecida pela empresa;
  • * Não erguer e/ou carregar peso em excesso;
  • * Manter o ambiente de acordo com as normas ergonômicas.

Os cuidados acima devem se tornar parte da rotina do trabalhador, os quais se praticados corretamente evitarão lesões, afastamentos e maiores complicações.

Sua empresa oferece ginástica laboral? Você participa? Compartilhe conosco suas experiências e dúvidas com um comentário nesse post. Ficaremos felizes em saber sua opinião! Não se esqueça de compartilhar essa postagem nas redes sociais.