3 causas de acidentes de origem elétrica

Evitar acidentes eletricosDe acordo com pesquisa realizada pela Abracopel foi possível perceber que nos últimos anos acidentes de origem elétrica tiveram grande aumento. Além dos choques fatais ou não, descarga atmosférica envolvendo mortes, houve ainda curto circuito com incêndio. Esse quadro chama atenção para que as pessoas que trabalham nessa área estejam capacitadas e evitem situações de risco.

Comparando os números de choques elétricos em 2014 e 2015 houve aumento de 295 para 441 respectivamente. Mesmo que o número total de acidentes tenha diminuido esse montante indica que os incêndios de origem elétrica aumentaram. Desses 441 incêndios 33 tiveram vítimas fatais.

Uma das situações mais propícias para acidente é aquela em que o profissional desconhece as instalações na qual irá trabalhar. Ou então não foi lhe passada nenhuma orientação prévia sobre as condições do local. Por isso é de extrema importância que o eletricista seja qualificado para identificar o problema, analisar os riscos e apresentar soluções.

Ausência de manutenção

As instalações elétricas devem estar em perfeitas condições. Sempre que for percebido desgaste, avaria, ou qualquer outra situação que ponha em risco a vida das pessoas deve ser solicitada manutenção e/ou troca de componentes.

Sobrecarga em circuitos elétricos

Todos os circuitos são projetados para comportar determinada quantidade de máquinas e/ou equipamentos, se numa empresa houver necessidade de instalar uma máquina de maior potência os circuitos deverão ser reavaliados.

Materiais de má qualidade

Antes de realizar um trabalho é necessário escolher bem os materiais a serem usados. Muitas vezes componentes mais baratos acabam prejudicando a qualidade do serviço e provocando acidentes a longo prazo.

Qualquer indivíduo pode sofrer acidente de trabalho, porém o ambiente deve estar de acordo com as NR's e evitar situações de risco. É necessário que além da capacitação profissional a própria empresa ofereça treinamento aos funcionários, de maneira a conscientizá-los e aumentar a cultura de segurança.