Treinamento de CIPA para funcionários de condomínios

De acordo com a NR-5 (CIPA) todos os condomínios que possuem mais de 51 funcionários devem formar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Mesmo aqueles que possuem quantidade menor devem escolher um funcionário que será o responsável pelo cumprimento das normas de segurança determinadas pela NR-5, ele será o Designado em CIPA.

Em condomínios, assim como nas empresas, podem ocorrer diversos acidentes como choques, quedas, lesões e outras situações que podem causar o afastamento do funcionário e até mortes.

Muitos acreditam que treinamento em Segurança do Trabalho é considerado gasto, algo sem necessidade e que atrapalha a rotina do funcionário pois ele deixa de produzir, no entanto, é importante perceber os benefícios que esses treinamentos podem agregar ao condomínio.

A CIPA tem como principal objetivo prevenir acidentes, ou seja, garantir que eles não aconteçam. De que forma? Fazendo vistorias, analisando o ambiente, ouvindo os funcionários de cada setor, estudando acidentes que já ocorreram, e munidos com essas informações criar um local mais seguro. 

Treinamento CIPA

Todo treinamento realizado pelo funcionário deve ser feito durante seu horário de trabalho. 

Atividades membros da CIPA

Entre as atividades dos membros da CIPA estão a criação do Mapa de riscos, elaboração de um plano de emergência para abandono do local em caso de incêndio, verificar se saídas de emergências estão livres (sem materiais que impeçam a passagem), orientação dos demais funcionários, etc.

É importante lembrar que as medidas de Segurança são válidas não apenas para os funcionários do condomínio mas abrange moradores, visitantes, prestadores de serviços, enfim, todos aqueles que circulam pelo prédio.

Outra informação importante a ser lembrada é que funcionário bem treinado pode contribuir e muito para um ambiente de trabalho mais seguro. Pesquisas mostram que conhecimento aplicado no dia a dia da empresa reduz consideravelmente o número de acidentes.

Para mais informações sobre o curso da CIPA entre em contato conosco e solicite mais detalhes. Nosso atendimento é feito por telefone, e-mail e 0800.